(...) "Montjuich, um veloz circuito urbano no “pulmão verde” de Barcelona, alternava com Jarama quando recebia o GP de Espanha, tal como acontecia em França e Grã-Bretanha, onde as pistas alternavam entre Dijon e Paul Ricard, no caso francês, e Silverstone/Brands Hatch no caso inglês. O circuito tinha fama também de ser perigoso, com os eventos de 1969, onde os L otus de Jochen Rindt e Graham Hill sofrerem despistes a alta velocidade devido à quebra das suas asas.
Os eventos de 1975 começam por algo à partida inocente: Emerson Fittipaldi estava pendurado num dos guard-rails numa acção promocional quando este se desmanchou com o seu peso. Incrédulo, ele e mais alguns pilotos decidiram examinar o circuito para fazerem uma descoberta surpreendente: em alguns sitios, estes eram deslocados com um simples empurrão, logo, não conseguiriam parar um carro." (...)
Os eventos de 1975 começam por algo à partida inocente: Emerson Fittipaldi estava pendurado num dos guard-rails numa acção promocional quando este se desmanchou com o seu peso. Incrédulo, ele e mais alguns pilotos decidiram examinar o circuito para fazerem uma descoberta surpreendente: em alguns sitios, estes eram deslocados com um simples empurrão, logo, não conseguiriam parar um carro." (...)
Eis um extrato do artigo de hoje que publiquei no Pódium GP, relacionado com a antevisão do final de semana do GP de Espanha. Há trinta e cinco anos, a Formula 1 corria em Barcelona, como acontece atualmente, mas nessa altura andava por um veloz circuito urbano, no parque verde de Montjuich, na cidade de Barcelona. Veloz, mas perigoso, já tinha sido palco de acidentes graves no passado, especialmente os de 1969, quando os dois Lotus sofreram despistes no mesmo local devido à quebra das suas enormes asas traseiras.
Seis anos depois, as coisas eram diferentes: os guard-rails eram demasiado frágeis para segurar carros em despiste, e os pilotos não queriam correr lá enquanto que esses problemas não fossem resolvidos. Os promotres queriam que a corrida decorresse, pressionando tudo e todos e até ameaçando ficar com os carros, como represália para ressarcir dos prejuizos que iriam ter em caso de cancelamento. E assim, com ameaças, tentativas de corrigir os defeitos e alguma chantagem emocional, a corrida aconteceu. Durou apenas 29 voltas e matou quatro pessoas, quando o Hill do alemão Rolf Stommelen se despistou devido à quebra da sua asa traseira.
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