A história das táticas no WRC continua a ser um problema insistente, cuja solução pode não estar à vista. Como são os pilotos da frente que abrem a estrada, e normalmente perdem tempo para os pilotos que estão mais atrás, estes abrandam de propósito para ficarem no terceiro ou quarto posto para dpeois arrancarem mais favorávelmente no dia seguinte, algo que os fãs não gostam nada.
Mas a FIA quer solucionar esse problema, e se uns defendem um sorteio puro e duro, parece que a entidade máxima do desporto automóvel liderado por Jean Todt, tem outra ideia em prespectiva: transformar o "shakedown" numa qualificação.
Segundo o Autosport português, a proposta está ainda em fase embrionária, logo, não há pormenores. Mas como o "shakedown" decidir a liderança quem vencer mais especiaisé uma altura pouco aproveitada, certamente que ganharia interesse nesse assunto em particular. Contudo, ma minha ótica, o sorteio puro e duro, entre os pilotos WRC inscritos (podem ser dez ou vinte, depende do rali) seria uma solução melhor do que qualificações ou dar a liderança a quem venceu mais especiais. O problema é que, especialmente nos ralis de terra, é que quem vai na frente tem de "varrer" a estrada, e ninguém quer ser o "carro vassoura".
Uma coisa é certa: o problema existe, e todos querem uma solução o mais justo e equilibrado possivel.
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