Depois de na semana passada, a FIA ter anunciado a constituição de um campeonato do Mundo de Endurance, em colaboração com o Automobile Club de L'Ouest (ACO), hoje, em Le Mans, Jean Todt e Jean-Claude Plassart, Presidente do ACO, deram os detalhes desse campeonato que começará no ano que vêm, em substituição do International Le Mans Cup (ILMC).
Assim sendo, o Mundial de Endurance será disputado em sete provas, do qual as 24 Horas de Le Mans serão incluidas. Quanto ao resto, serão duas na América do Norte (12 Horas de Sebring e Petit Le Mans), duas na Europa (ambas provas por confirmar, muito provavelmente os 1000 km de Spa-Francochamps, Silverstone ou Paul Ricard) e duas na Ásia (China e Japão). Cada um desses eventos terá um minimo de seis horas e os direitos televisivos serão partilhados entre as duas entidades organizadoras, enquanto os regulamentos técnicos deverão permanecer inalterados até ao final de 2013, divididos entre categorias de protótipos (LMP1 e LMP2) e de GT (GTE Pro e GTE Am).
O Mundial de Endurance atribuirá seis troféus: um título de campeão para os pilotos, bem como outro para os construtores, mais uma Taça do Mundo para a classe GTE Pro, um troféu para a melhor equipa LMP2, outro para a melhor equipa GTE Am e mais um para a melhor equipa privada. Serão atribuídos pontos aos dez primeiros por cada classe, como acontece atualmente às várias categorias sob a tutela da FIA, como a Formula 1, o Mundial de Ralis e o WTCC.
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