As 24 Horas de Le Mans poderão a partir de 2012 dar ao automobilismo algo que já não se vê há muito: um espelho do desenvolvimento da tecnologia. Isto porque o Automobile Club de L'Ouest (ACO) aceitou as inscrições de três modelos de carros com tecnologias e desenhos alternativas. E um deles é um velho conhecido.
Assim sendo, a boxe 56, que a organização reserva para este tipo de projetos, vai ter um redesenho do radical carro da Deltawing, que tentou a sua sorte na Indycar Series, mas que não foi bem sucedida. O projeto foi redesenhado, com a ajuda da Highcroft Racing, a Chip Ganassi Racing e a All American Racers de Dan Gurney. O carro terá um peso de 475 kg e um motor de 1,6 litros turbo com 300 cavalos, semelhante ao usado no WTCC. A ideia é apostar na poupança de combustível através de um motor mais pequeno e de menor resistência aerodinâmica. Ainda assim, o DeltaWing poderá atingir uma velocidade máxima a rondar os 320 quilómetros por hora.
O segundo projeto será o GreenGT LMP H2, um sport-protótipo aberto de desenho mais convencional, mas será movido a hidrogénio. O carro terá um depósito com capacidade para 12 kg de hidrogénio e será usado por uma célula de combustível para produzir mais de 400 cv de potência. Esse projeto será desenvolvido em associação com a JMB Racing e testado pelo antigo campeão FIA GT, Christian Pescatori.
Quanto ao terceiro projeto que estará presente em Le Mans será o Ø.12, igualmente um projeto mais convencional, da autoria de um dos nomes consagrados da Endurance, o francês Yves Courage. É um protótipo LMP, equipado com baterias elétricas, e fala-se que deverá ter o mesmo andamento de um LMP2.
A apresentação destes projetos irá natualmente causar enorma expectativa, pois sabe-se do enorme desenvolvimento que as marcas estão a fazer para apresentar soluções alternativas nos automóveis, numa era onde os preços da gasolina estão em preços crescentemente mais altos, e os carros movidos a combustiveis alternativos são uma aposta a médio prazo.
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