Os Chevrolet continuam a dominar o WTCC este ano, e para não fugir à regra, venceram as duas corridas desta tarde no corcuito de Brno, na República Checa. O suiço Alain Menu e o britânico Robert Huff foram os vencedores, enquanto que Tiago Monteiro teve um fim de semana para esquecer, na estreia do motor 1.6 Turbo no seu Seat Leon.
Na primeira corrida, dpeois das batalhas habituais nos metros iniciais, Rob Huff estabeleceu-se no comando e foi ganhando alguma vantagem a Yvan Muller, que não conseguiu acompanhar o líder do campeonato. Outro que não os acompanhou de inicio, mas por outras razões, foi o suiço Alain Menu, que completou o pódio, num monopólio Chevrolet, mas ficou preso atrás do BMW do holandês Tom Coronel até à sétima volta. Este acabou na quarta posição, aguentando o dinamarquês Kristian Poulsen, vencedor nos independentes, e o Volvo do sueco Robert Dahlgren, que ficou mais competitivo com o motor 1.6 turbo que estreou na prova checa.
Quanto aos Seat, se Monteiro fartou-se de ter problemas de motor ao longo do final de semana, terminando esta corrida no 12ª lugar, já Gabriele Tarquini levou um toque do dinamarquês Michel Nykjaer na primeira curva, que o atirou para último, depois de passar pelas boxes.
Na segunda corrida, mais do mesmo: Yvan Muller venceu, mas na partida, o melhor foi o BMW de Tom Coronel, que passou para a frente. A luta durou quatro voltas, mas no final, Muller conseguiu passar o holandês e foi-se embora, rumo à vitória. Coronel passou o resto da corrida a resistir às pressões de Alan Menu e Robert Huff, mas conseguiu segurar o segundo posto. Quanto a Tiago Monteiro, continuou o seu inferno, apesar de ter subido de 17º para 13º em apenas uma volta. Depois subiu mais uma posição devido á desistência de Darryl O'Young.
"A equipa fez, mais uma vez, um trabalho incrível durante toda a noite e encontrou dois problemas que foram solucionados. Pensámos que talvez tivéssemos resolvido o assunto. Fiz uma excelente primeira volta e recuperei de 18º para 11º mas o motor não estava a 100 por cento e acusou alguma falta de performance e eu não consegui aguentar as investidas dos meus adversários.", começou por explicar Monteiro.
Na segunda corrida, houve um agravamento do estado do novo propulsor: "A partir da terceira volta o motor começou, tal como ontem, a cortar em quinta e sexta velocidades. Dos cinco novos motores apenas um está totalmente bem, pelo que a equipa vai agora testar o carro para descobrir a origem do problema e solucioná-lo para a prova do Porto. Saio de Brno desiludido mas desde o início que sabia que iria ser um fim de semana particularmente complicado. Tenho confiança na equipa e sei que encontrarão uma solução!", concluiu.
Depois de Brno, o WTCC desloca-se ao circuito da Boavista, na cidade do Porto, para mais uma rodada dupla a 2 e 3 de julho.
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