"Quinze dias depois de Dijon, num Grande Prémio histórico, em todos os sentidos, ainda se discutia o final dessa corrida em Silverstone, palco do Grande Prémio britânico. Se os espectadores presentes na pista e na televisão tinham delirado com o duelo final entre Gilles Villeneuve e René Arnoux, os elementos do GPDA, como Niki Lauda, Jody Scheckter e Emerson Fittipaldi não acharam piada nenhuma. Assim sendo, chamaram-nos para uma reunião no sentido de “puxar as orelhas” dos pilotos. Só que a reacção deles tinha sido, no minimo, de desprezo... (...)
(...) "Na volta 17, Jabouille tem de ir às boxes devido ao desgaste prematuro dos pneus, fazendo com que Regazzoni ficasse com o segundo posto. Jabouille voltou á pista, mas poucas voltas depois, o seu motor sobreaqueceu e explodiu. Após isso, tudo indicava que a Williams ia a caminho de uma tarde de sonho, com uma vitória de Jones e dobradinha para os carros de Frank Williams.
Contudo, à volta 38, o motor Cosworth sobreaqueceu e o australiano desistiu, entregando a liderança ao veterano piloto suíço. Arnoux subia ao segundo posto e Villeneuve ao terceiro. Contudo, mais atrás vinha o Tyrrell de Jean-Pierre Jarier, que fazia uma corrida de trás para a frente, e já tinha chegado à zona dos pontos, depois de ultrapassar o McLaren de Watson. Na volta 44, Laffite desiste, e poucas voltas depois é a vez de Villeneuve, fazendo com que o francês da Tyrrell ficasse com o lugar mais baixo do pódio." (...)
Na contagem regessiva para o GP britânico, coloco hoje no Pódium GP, como exemplo histórico, a edição de 1979 da corrida. Não é uma corrida qualquer: na semana em que se anuncia o regresso de uma aliança histórica entre Williams e Renault, recordo aqui a primeira vitória de Frank Williams na Formula 1, dada pelo suiço Clay Regazzoni. Para ele, que conquistava então com 40 anos, iria ser a sua última vitória na sua carreira - que acabaria poucos meses depois em Long Beach, num acidente que o atirou para uma cadeira de rodas - e essa vitória estava a ser assistida pelo seu compatriota Emmanuel "Toulo" de Grafenried.
E quem era ele? Simplesmente o primeiro vencedor do GP britânico em Silverstone, no já distante ano de 1949, ainda antes de começar o Mundial de Formula 1. Grafenried - que morreria em 2007 com 92 anos - comemorou efusivamente a vitória de Regazzoni como se fosse a sua, pois sabia que por fim, outro suiço iria estar na lista de vencedores de uma pista que, em apenas trinta anos, se transformara de uma simples base área na II Guerra Mundial numa das catedrais do automobilismo mundial.
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