"Duas semamas depois da corrida francesa, no circuito de Reims, a Formula 1 estava em Silverstone, palco do GP britânico, e a expectativa crescia sobre a possibilidade de os Alfa Romeo, até então invencíveis na competição, poderem ser por fim superados pela concorrência, proveniente da Ferrari, já que os Talbot-Lago ou os Maserati estavam muito longe para aspitarem aos primeiros lugares. (...)"
(...) "A corrida começou com Felice Bonetto a levar a melhor sobre os argentinos e a ficar com a liderança, mas no final da primeira volta, Gonzalez ficou com o primeiro lugar, com Fangio a conseguir o segundo posto. A partir dali foi um duelo entre argentinos, entre duas máquinas diferentes, com construções diferentes, virtudes e defeitos. E ogrande defeito do Alfa Romeo Tipo 159 era que bebia muito, comparado com o Ferrari 375 que Gonzalez guiava, que consumia menos. (...)"
Há precisamente sessenta anos, a Ferrari vencia pela primeira vez, de forma oficial, um Grande Prémio de Formula 1. Numa equipa com estrelas como Alberto Ascari e Luigi Villoresi, foi um jovem argentino, recém contratado por Enzo Ferrari, de seu nome Froilan Gonzalez, que conseguiu aquilo que Ferrari queria desde o final dos anos 30: bater os Alfa Romeo no seu quintal.
Esta foi o primeiro dos 216 grandes Prémios que a Scuderia venceu, o último dos quais este domingo, precisamente em Silverstone. Fernando Alonso, o vencedor dessa corrida, guiou algumas horas antes o carro de Gonzalez, e certamente poderá ter sido isso que o inspirou para repetir a proeza e a bater, tal como em 1951, as máquinas dominantes do nosso tempo, os Red Bull. A história dessa corrida pode ser lida hoje no site Pódium GP.
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