A edição desta semana do Autosport tem uma matéria interessante sobre a Hispania F1, agora que foi comprada pela até agora não conhecida Thesan Capital, que por cerca de vinte milhões de euros, adquiriu a equipa de José Ramon Carabante e Colin Kolles. E eles tem planos para o futuro próximo, pois os Carabantes, pai e filho, estão de saída. E Colin Kolles poderá seguir o mesmo rumo dentro em breve, quando a equipa tiver a sua nova sede, que está a ser arranjada por outro dos membros da Hispania, Geoff Willis. O artigo de Luis Vasconcelos tem mais alguns desenvolvimentos sobre o assunto, com alguns atores até agora desconhecidos.
HRT COM NOVA VIDA
A HRT mudou de proprietário e prepara-se para iniciar uma pequena revolução na sua estrutura técnica e diretiva
A HRT já tem novos proprietários, depois de terem falhado as tentativas de José Ramon Carabante para encontrar um sócio que o ajudasse a manter a equipa espanhola. O empresário foi forçado a vender a sua participação na equipa por pressão do Banco Popular, ao qual deve mais de 600 milhões de euros, passando a sua posição a uma empresa nova, a Thesan Capital, fundada em 2009 e que se concentra na recuperação de pequenas e médias empresas espanholas.
Representantes desse grupo de investimento, que está ligado ao banco japonês Nomura, estiveram já em Silverstone para tomarem um primeiro contacto com a F1, mas não se quiseram alargar em declarações, pois ainda não tem completamente definidos os seus planos para o futuro da equipa. Pelo que foi possivel saber em Silverstone, a ligação com Colin Kolles vai manter-se até estar pronta a nova estrutura que Geoff Willis adquiriu em Brackley - parte da antiga fábrica da Honda, onde trabalhou durante largos anos - pois é aí onde vai ser projetado e construido o chassis de 2012.
Para o lugar do alemão, será contratado um espanhol com experiência na Formula 1, mas o nome de Joan Villadelprat está aparentemente afastado, pois o catalão está muito ligado aos problemas da Epsilon Euskadi, que tem dívidas superiores a 30 milhões de euros aos bancos e ao governo basco, que ajudaram na construção da impressionante fábrica que construiu em Vitória.
Se a estrutura vai estar sediada em Brackley, a Thesan Capital quer ter uma base comercial e de marketing em Espanha, estando em negociações com os circuitos de Barcelona e de Aragón, bem como a cidade de Valencia, que são as três candidatas a receber esta estrutura.
PEREZ-SALA ENVOLVIDO
Em Silverstone esteve também Luis Perez-Sala, o simpático ex-piloto espanhol que nos últimos tempos se tem dedicado a desenvolver novos talentos no karting do seu pais. O antigo piloto da Minardi confessou-nos: "Não tenho nenhuma ligação comercial com a Thesan Capital, mas convidaram-me para vir e como não estava presente num rande Prémio há muito tempo, aceitei".
Mas a sua presença junto da HRT não era inocente, pois Perez-Sala faz parte da familia que controla o Banco Popular, e por isso, observadores espanhois disseram-nos que poderá fazer parte da futura estrutura da equipa, se não a liderar. A sua função estará ligada à escolha dos pilotos, falando-se em Dani Clos e Javier Villa como os principais candidatos a um lugar na equipa em 2012.
Para já, existe é um conflito com Karthikeyan e a HRT, pois o indidano tinha contrato para dez corridas e só fez oito, tendo garantida a sua presença no GP da India. Só que Kolles incluiu o GP do Bahrein nas provas realizadas, o que está a motivar um conflito entre ambas as partes, que poderá acabar em tribunal"
Entretanto, hoje surgiram novidades. Esta manhã, o jornalista espanhol Carlos Miquel disse na rádio Cadena Cope que Javier Villa poderá ser o terceiro piloto da marca a partir do GP da Hungria, ou seja, poderia ter direito a guiar o carro nas sessões de sexta-feira, e provavelmente no GP do Brasil, iria correr no lugar de Vitantonio Liuzzi. Ao mesmo tempo, o jornal AS fala que a Thesan pode estar a elaborar uma proposta para a compra da sede da Epsilon Euskadi, em Vitória, e instalar lá as máquinas da equipa. Aparentemente, isto entra em contradição com o que foi publicado no AS português, mas temos de aguardar os factos para saber quem terá razão...
Pra mim não haverá nova vida... Já era ruim e foi comprada por gente de fora do automobilismo. Gente sem tradição.
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