sábado, 16 de julho de 2011

Youtube Racing Safety: Com capota ou sem capota?



Vi este video na quinta-feira, creio eu. E só por si, é um feito, porque a FIA normalmente não divulga qualquer video dos seus testes. Pelo que sei, isto aconteceu há algumas semanas, aconteceram depois dos acidentes de Henry Surtees, em Brands Hatch, e de Felipe Massa, em Hungaroring.

Apesar das óbvias vantagens em termos de segurança dos pilotos, fico-me a pensar: precisaremos realmente que os carros de Formula 1 tenham capota, sessenta anos depois do seu começo? Houve essa discussão em 2009, disso lembro-me eu, e sei que com uma FIA obcecada com a segurança, querem garantir um carro cem por cento seguro. Hoje em dia, os carros são seguros, mas há sempre aquele "elemento de azar" que acompanha os pilotos. Podem não ser cem por cento seguros, mas são para aí uns noventa e muitos por cento.

Muitos me vão dizer que isso pertence aos Sport-Protótipos, por exemplo. E é verdade: sempre houve essa tradição. Aliás, confesso não ser grande fã daqueles carros descobertos nessa classe de corridas. E gosto muito mais do Audi R18 do que os seus modelos anteriores, precisamente por causa do elemento "capota". Mas não direi que foi a capota o que separou do susto a algo mais sério no caso dos acidentes de Alan McNish e Mike Rockenfeller nestas 24 horas, por exemplo.

Enfim, o que direi que isto foi apenas um teste, com resultados provados. Daqui, vao mandar os resultados para a Comissão Técnica da FIA, para que depois falem com as equipas para saber se em 2013 quererão que os seus carros tenham capota de "plexiglass" ou outro material resistente nos seus bólidos. Se sim, creio que eles se modificarão radicalmente para algo que, no mínimo, será inédito.

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