"Quinze dias dpeois de Hockenheim, a Formula 1 movia-se para a Austria, no sentido de correr noutro veloz circuito, o de Zeltweg. A grande mudança do pelotão da formula 1 era a ausência da Fittipaldi, que não tinha dinheiro para comprar novos motores Cosworth e decidiu ficar de fora nesta ocasião, deixando apeados Chico Serra e Keke Rosberg. Enquanto isso, a Tyrrell continuava a experimentar novos compostos, passando agora da Avon para a Goodyear.
Apesar de Zeltweg se situar num vale, estava bem acima do nível do mar, logo, os motores Turbo estavam em vantagem sobre os aspirados, e os Renault levaram a melhor, com René Arnoux a bater Alain Prost na luta pela "pole-position". O Ferrari de Gilles Villeneuve, também Turbo, era o terceiro na grelha, seguido pelo Ligier-Matra de Jacques Laffite, o melhor dos aspirados. A terceira fila era toda da Williams, com Carlos Reutemann à frente de Alan Jones, enquanto que Nelson Piquet era o sétimo da grelha, na frente do segundo ferrari de Didier Pironi. A fechar o "top ten" estavam o Lotus de Elio de Angelis e o Arrows de Riccardo Patrese." (...)
Era este o cenário que estava instalado na bucólica Zeltweg há precisamente trinta anos, quando foi disputado o GP da Austria. Iria ser uma corrida para os Renault Turbo, dada a sua superioridade e o fato dos Ferrari de Gilles Villeneuve, primeiro, e Didier Pironi, mais tarde, terem saltado para a o terceiro posto, fazendo com que se cavasse um fosso entre eles. Quando por fim o pelotão principal, constituido pelo Ligier de Laffite, o Brabham de Piquet e os Williams de Reutemann e Jones se livram dos lentos Ferrari, foi uma luta entre Jones, Piquet e Laffite, para alcançar o Renault de Arnoux.
E no final, Laffite conseguiu, dando à Ligier a sua primeira vitória do ano, enquanto que Nalson Piquet foi terceiro, mas conseguindo pontos suficientes para se aproximar do lider, Carlos Reutemann, ficando agora a seis pontos do argentino. E a quatro provas do final do campeonato, havia pelo menos três candidatos ao título, pelo que o Mundial estava a ficar ao rubro.
Se quiserem ler as incidências dessa corrida, hoje falo sobre ela no Pódium GP.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...