quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O leilão de um McLaren que virou obra de arte

Eu tinha visto isto algures esta semana, mas não liguei nenhuma, claro. Até que hoje li o mesmo artigo no jornal i e achei por bem colocar aqui, pois é mais um exemplo de como a Formula 1 é um desporto que consegue atrair pessoas, e como consegue exercer fascinio sobre elas. E se atrás falei sobre o filme que vão fazer sobre Niki Lauda e James Hunt, numa temporada que merece ser tratada hollywoodescamente, aqui falo sobre uma obra de arte feita a partir de um carro verdadeiro de Formula 1. E não é um qualquer: trata-se do mcLaren MP4/6, o carro que deu a Ayrton Senna o seu terceiro título mundial, há vinte anos.


MCLAREN MP4/6. VAMOS VENDER ESTA HISTÓRIA EM PARTES


Imagine na sua garagem o último carro que tornou Ayrton Senna campeão. Se não acha possível, então apanhe um avião para a Alemanha e prepare o livro de cheques. O leilão é no sábado e veja o que está em causa.

Parte 1, final da década de 80.

Senna e Prost andam às cabeçadas em pistas como Suzuka, os pilotos são os melhores de sempre, mas as máquinas também. Os regulamentos ainda permitem os míticos motores turbo e em 1988 aparece o McLaren MP4/4, para muitos o monolugar mais puro e perfeito alguma vez construído. É a melhor combinação entre potência e aerodinâmica. Os apaixonados deliram com a última besta da história dos mundiais, um carro que significa para a equipa de Ron Dennis um total de 15 vitórias em 16 corridas (!), todas sacadas da rivalidade entre Senna (8) e Prost (7) (!!!). Para ter uma ideia da paixão que aquela obra de engenharia pode despertar, vá ao Youtube e veja a reportagem do Top Gear em que Lewis Hamilton, o actual piloto da McLaren, tem oportunidade guiar o MP4/4. Hamilton não conseguiu dormir, a pensar na experiência que lhe iam oferecer.

Parte 2, nunca mais se viu nada assim.

Por razões de segurança, a FIA correu com os motores turbo (que agora serão recuperados a partir de 2014). A Fórmula 1 entra nos anos 90 em perda de potência, mas ainda sobram os pilotos e qualquer coisa das máquinas. Em 1991 Ayrton Senna conquista o seu terceiro e último título mundial montado no McLaren MP4/6, o último descendente do MP4/4 capaz de ganhar um campeonato de Fórmula 1. Senna domina as primeiras quatro corridas do ano, depois sofre com a concorrência da Williams, regressa aos triunfos a meio da temporada com mais duas vitórias e só volta ao primeiro lugar no final da época, na Austrália. É campeão, mas acaba aí o historial de superioridade de um carro que no ano seguinte seria banalizado pelos Williams FW14B, no fundo a evolução do projecto lançado por Adrian Newey (aquele que ainda anda fazer campeões, na Red Bull) e que se destacava pela eficácia electrónica, especialmente ao nível da suspensão activa.

Parte 3

Se não gosta, se é um purista e ama esses anos 80 em que o circo ainda não era descafeinado, mas verdadeiramente conduzido por pilotos, então leve para casa (se puder) a obra de arte que estará a leilão a partir de sábado, em Nurburgring, na Alemanha. Ali pode comprar um MP4/6 em tamanho real e depois montá-lo em casa, como se fosse uma peça de modelismo. As peças foram adaptadas das originais por Jay Burridge, um artista plástico inglês que entrou em contacto com Ron Dennis no início dos anos 90 e lhe apresentou a ideia. O resultado ficaria fechado num armazém da Marlboro e o seu o lançamento acabou mesmo cancelado quando Ayrton Senna morreu, em 1994, porque ninguém quis aproveitar-se da tragédia para fazer negócio. Depois, a obra foi retocada para que pudesse fazer da parte da homenagem a Senna montada dez anos depois do seu desaparecimento, no Festival de Goodwood em 2004, e agora estará teoricamente ao alcance de qualquer bolsa mais entusiástica. Se puder, apanhe o avião, passe o cheque e depois junte as partes da história.

Já agora, o preço base desta obra de arte ronda os 35 mil euros, mas os peritos acham que poderá alcançar os 65 mil euros como preço final. Contudo, há entusiastas um pouco por todo o mundo e pode ser que alguém tenha uns bolsos bem mais fundos do que o normal. Mesmo para milionários...

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