domingo, 21 de agosto de 2011

WRC - Rali da Alemanha (Final)


Acabou o Rali da Alemanha, com o WRC a ver história por duas razões: pela primeira vez, Sebastien Löeb não ganhou por aqui, e também pela primeira vez, um mini subiu ao pódio, graças à excelente exibição de Dani Sordo. E num plano mais próximo, Armindo Araujo por fim chegou ao final nos pontos com o seu Mini JCW (John Cooper Works) WRC, ao acabar este rali na oitava posição.

Depois de ontem o duelo entre Sebastiões ter terminado com um furo por parte de Löeb na última especial do dia, que o fez perder mais de um minuto para Ogier e terminar assim as suas hipóteses de vitória, o dia de hoje foi basicamente de gestão, sem grandes novidades, a não ser a desistência de Chris Meeke na penultima especial do dia, vitima do alternador do seu Mini John Cooper Works, quando lutava com Petter Solberg pelo quinto posto. Isso impediu que os dois Mini oficiais terminassem este rali nos pontos, o que seria inédito até agora.

E Sordo aproveitou a ocasião para fazer um inesperado desabafo: "Estou muito feliz por mim e pela equipa. Esta era apenas a primeira prova do MINI em asfalto, e foi uma surpresa para nós realizarmos tempos tão próximos dos Ford e Citroen. Desta forma vamos ainda mais confiantes e motivados para o próximo rali.", começou por dizer o piloto catalão. "É bom sair da sombra do Sébastien Löeb! Desta forma sinto-me livre. Gosto do Sébastien e das pessoas na Citroen, mas este é um desafio diferente, o que é bom e muito motivador para mim. Agora posso atacar quando quero, e desenvolver o carro a meu gosto.", concluiu.

Os problemas de Meeke beneficiaram todos os que vinham atrás dele. Kimi Raikonnen acabou no sexto lugar, igualando a sua melhor prestação do ano, seguido por Henning Solberg, no seu Ford Fiesta WRC, e Armindo Araujo, que no quinto rali com o Mini, terminou por fim nos pontos, depois de ter sido 12º na Sardenha. E no final do rali, era um homem contente com este resultado:

"Fizemos uma prova dentro das nossas expectativas, conseguimos andar rápido quando podíamos e fizemos um ótimo trabalho no desenvolvimento do MINI. Não cometemos qualquer erro de monta e fomos progredindo ao longo da prova. A margem de confiança foi sempre aumentando e estamos muito contentes com este resultado. Conseguimos os primeiros pontos esta temporada e o oitavo lugar da geral é o nosso melhor resultado de sempre, em termos absolutos, numa prova do WRC", começou por dizer o piloto de Santo Tirso.

"Testamos várias soluções ao nível de afinações e ficamos a perceber o comportamento do MINI em condições distintas. Conseguimos conjugar a necessidade de aprender e evoluir, na condução de um carro tão exigente como é um WRC, com um ritmo bastante forte. Sabemos que temos ainda muito para progredir, temos a noção como devemos fazê-lo e passo a passo vamos conseguir estar ao nível que precisamos quando tivermos que lutar pelos lugares do campeonato", concluiu.

Já em relação a Bernardo Sousa, o dia de hoje não foi bom. Duas saídas de estrada, a úlitma das quais a acontecer quando chovia no local e o fez perder muito tempo para o tirar da lama, o fez cair para o oitavo posto final na categoria, mas muito para atrás da classificação geral, onde terminou na 35ª posição.

"Gostaria de ter garantido a sexta posição mas era muito importante que mantivéssemos o ritmo para estarmos cada vez a um nível mais elevado para os ralis que ainda faltam realizar este ano. Na saída de hoje tivemos o azar do carro ficar preso na lama e de termos levado algum tempo até ser possível regressar ao percurso do rali, mas as corridas são assim mesmo.", começou por afirmar.

"De positivo foi mesmo o facto de termos ficado com a perfeita noção de que no asfalto estamos bem mais próximos do andamento dos nosso mais diretos adversários e isso será uma motivação extra para o futuro. Em termos de campeonato esta operação não correu de feição, precisávamos de ter pontuado mais, mas infelizmente não foi possível.", concluiu.

Agora, o WRC vai para Coffs Harbour, na Nova Gales do Sul, onde entre oito e onze de setembro, decorrerá o Rali da Austrália. Nem Armindo Araujo, nem Bernardo Sousa participarão nesse rali, voltando apenas à ação no Rali de França, que acontecerá de 29 de setembro a 2 de outubro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...