Como se esperava, o Rali da Austrália foi vencido pela Ford. Como também seria de esperar, as ordens de equipa foram lei, fazendo com que Jari-Matti Latvala abrandasse o suficiente para oferecer a vitória a Mikko Hirvonen, mas não esperava que a Citroen jogasse o mesmo jogo. Como assim? Mandaram Sebastien Ogier parar durante... dez minutos para que Sebastien Löeb chegasse ao décimo posto, o último lugar pontuável, na classificativa anterior à "Power Stage". E aí, ainda ganhou mais uns pontos, à custa da vitória nessa especial à parte.
Resultado final: Mikko Hirvonen somente ganhou 21 pontos em vez dos 25 possiveis.
Com isso, o campeonato ficou um pouco mais emocionente, mas provavelmente já deve estar algo decidido, dado que os dois próximos ralis serão de asfalto, terreno favorito de Sebastien Löeb e da Citroen. O alsaciano pode não vencer em França, mas poderá alcançar o título na Catalunha, caso a concorrência tenha azar ou se atrasar por algum problema mecânico.
Depois dos Ford no pódio, Petter Solberg foi o teceiro no seu Citroen DS3 privado, na frente de Matthew Wilson, que conseguiu pela segunda vez na sua carreira o seu melhor resultado de sempre enm ralis, ele que tem fama de pontuar constantemente. Quem conseguiu mesmo o seu melhor resultado de sempre foi o árabe Khalid al-Qassimi, que terminou o rali no quinto posto, superando assim o sexto lugar conseguido no Rali da Acrópole, em 2009.
No sexto posto ficou o melhor dos carros de Produção, o Subaru Impreza WRX STi do neozelandês Haydon Paddon, um grande conhecedor das paragens australianas. O seu sexto posto não só é a sua melhor posição de sempre nos ralis do WRC mas também é a melhor posição que um carro de Produção consegue em muito tempo. E os que ficaram nas posições seguintes eram da mesma categoria: o polaco Michal Kosciuzsko, o ucraniano Oleksander Saliuk Jr. e o mexicano Benito Guerra, todos à frente de Sebastien Löeb.
Agora, com os dois primeiros classificados separados por meros 15 pontos - Löeb em 196 pontos contra os 181 de Hirvonen - o Mundial de Ralis regressa à Europa, para disputar dentro de três semanas, em paragens alsacianas o Rali de França.
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