Encontrei esta pérola graças ao Humberto Corradi, autor do excelente blog F1 Corradi. Trata-se de uma volta a Le Mans feito no Alpine Renault A442B, a máquina turbocomprimida que a marca do losanglo desejava vencer na famosa clássica francesa da Endurance, contra a Porsche e da mesma forma que a Matra já tinha feito quatro anos antes. E nesse ano de 1978, tinham três carros e duplas de respeito, quase todos com passagem pela Formula 1: Jean-Pierre Jabouille e Patrick Depailler; Derek Bell e Jean-Pierre Jarier; Didier Pironi e Jean-Pierre Jassaud.
O filme foi feito a 7 de junho, poucos dias antes da corrida. Ao volante está Jean-Pierre Jabouille, que também era o piloto da equipa de Formula 1, e como assustado "pendura" no bólido estava o jornalista francês da cadeia TF1, Bernard Giroux. Juntos deram a volta ao assustador circuito de La Sarthe, numa altura em que na reta das Hunaudriéres, os carros alcançavam normalmente os 380 km/hora.
A Renault tinha como objetivo vencer a corrida, e conseguiu-a: Didier Pironi e Jean-Pierre Jassaud foram os vencedores. E comemoraram em grande, com uma parada nos Campos Elíseos. Numa toada algo irónica do destino, Giroux iria juntar-se a Didier Pironi em 1987 para a aventura deste último no projeto Colibri, o barco a alta velocidade feito em fibra de carbono. Ambos, juntamente com Jean-Claude Guenard, morrerão a 23 de agosto de 1987 numa prova ao largo da Ilha de Wight.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...