Nos últimos tempos, tenho falado da existência de dúvidas vindas da sede da Ford em relação à continuidade do seu programa de ralis, ativa desde meados da década de 90. Malcom Wilson, ex-piloto de ralis e atual diretor da M-Sport, contou hoje que, mais do que confirmar a presença de Sebastien Ogier na marca da oval, ao lado de Jari-Matti Latvala, ele quer ver se a marca continuará presentes nas classificativas um pouco por todo o mundo em 2012:
"Nesta altura não sabemos o que vai acontecer para 2012, pois as negociações com a Ford ainda não estão concluídas, mas esperamos encontrar uma solução e continuar no WRC. A nossa prioridade é manter Ford no WRC. Há muitos aspetos nas negociações com a Ford, pois é conveniente lembrar que a M-Sport não são só os WRC oficiais pois construímos os WRC privados, os S2000, os Fiesta R2 da FIA Academy, agora vão surgir os R1 e R4. Portanto, é uma panóplia grande, mas no fundo esperamos continuar a construir Ford que ganham ralis.", referiu aos microfones da IRally.
Quanto à questão do piloto em si, apesar de todos falarem que haverá uma troca entre Citroen e Ford, pois Mikko Hirvonen irá na próxima temporada para a marca da "double chevron", Malcom Wilson deitou mais um dado para cima da mesa nesse aspecto: "Não é segredo para ninguém que não estamos em posição de assinar contratos com novos pilotos. Logicamente o Jari-Matti (Latvala) tem contrato, e caso continuemos ele fica na equipa. Quanto ao outro piloto, depende da estratégia da Ford, pois eles podem querer optar por um piloto mais jovem. Sinceramente, não sei. A minha prioridade é manter a Ford no WRC.", insistiu.
Caso o improvável aconteça, várias hipóteses estão em cima da mesa. O norueguês Mads Ostberg ou o estónio Ott Tanak são os favoritos, enquanto que o russo Evgueny Novikov é uma hipótese mais remota. Mas toda a gente aposta que a dupla de 2012, caso a casa-mãe confirmar a sua continuidade, será constituida de Sebastien Ogier e Jari-Matti Latvala.
Na entrevista, Malcom Wilson aproveitou também para elogiar Mikko Hirvonen e contar o que aconteceu após o fim do Rali de Gales:
"Foi um momento muito difícil quando ele desistiu no Rali da Grã-Bretanha. Obviamente, já sabia do que se estava a passar, e tudo terminava ali. Foi difícil porque tivemos juntos muito tempo, e ele foi um importante 'ingrediente' nas vitórias da Ford nos campeonatos de Marcas de 2006 e 2007. Em duas ocasiões, lutámos pelo título de pilotos, mas a vitória não aconteceu. Confesso que há uma ligação especial entre nós, e estou confiante que ele vai ter saudades nossas, certamente nós teremos saudades dele. Vai ser estranho vê-lo com o fato da Citroen! Desejo-lhe o melhor. Foram cinco anos felizes, só espero que não seja bem sucedido demais pois quase que o vejo como o meu segundo filho.", concluiu.
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