Confesso que não ligo nem liguei nenhum aos testes de Barcelona, porque já sei mais ou menos como aquelas máquinas funcionam, não no sentido técnico, mas mais pelo fato de aquilo ser um "show-off", especialmente quando as equipas decidem colocar pneus super-moles e o depósito perto do zero para fazer uma "volta-canhão" e ser motivo de falatório durante um ou dois dias nas redes sociais e afins.
Contudo, o fato de "não ligar alguma" não significa estar totalmente alheio ao assunto. Bem pelo contrário. O interessante destes testes é ver como se comporta a máquina em termos de condições de corrida, e qual destes carros é a que tem melhores condições de se portar bem nas primeiras pistas do ano: Melbourne, Sepang e Xangai. E se a Red Bull está a portar-se bem, e a Ferrari tem motivos de preocupação, alguns começam a olhar com outros olhos a Sauber.
Isto porque parece que o seu chassis, o C31, desenhado por James Key antes deste sair da equipa para se juntar à McLaren, adotou algumas soluções inovadoras que funcionam bem em condições de corrida. Uma delas está no "nariz de ornintorrinco". Craig Scarbourough, o homem por trás do blog Scarbs F1, refere a interpretação "unica" desse nariz, que é um "F-Duct" debaixo dele, que ajuda no fluxo de ar, e funciona de maneira diferente do "buraco do correio"que Adrian Newey inventou no RB8, como se pode ver nesta foto, tirada em Barcelona pelo estudante de engenharia aerodinâmica Siriam Chandra.
E claro, a traseira do C31 é absolutamente diferente dos outros carros, maiores do que McLaren, Ferrari, Mercedes ou Lotus. No Scarbs F1, fala-se dosa fluxos de ar traseiros, da colocação do escape do carro, e ainda tem mais um pormenor... lateral. Uma série de "buraquinhos" ao lado dos "sidepods" levam a que o fluxo de ar seja ainda maior para a traseira, ajudando bastante no "downforce"do carro, que é bem preciso por estes dias.
E essas diferenças técnicas podem marcar a diferença, e a hipótese de estarem ao nível da Lotus e na frente da... Ferrari é bem real. Quinto em termos de construtores é um grande feito, significando que os lugares pontuáveis serão uma constante para Kamui Kobayashi e Sergio Perez. E também entradas mais frequentes na Q3, pois andaram a fazer muitos testes nesse nível. Parece que James Key fez um excelente trabalho por aquelas bandas antes de sair, resta agora saber se os seus assistentes consigam evoluir o carro de forma mais favorável.
O Luis Fernando Ramos, vulgo o Ico, coloca hoje no Total Race uma declaração de Peter Sauber, afirmando que as suas soluções são tão boas que até a Red Bull copiou-as. "Quando a Red Bull estreou no penúltimo dia de testes um carro com modificações decisivas para Melbourne, o desenho da parte traseira era completamente diferente dos outros carros, menos do nosso. O RB8 e o C31 possuem um conceito muito parecido sobre o fluxo de ar na parte posterior do carro", afirmou.
É verdade: se até Adrian Newey olha para o C31 com alguma admiração e preocupação, é sinal de que se trabalha bem para os lados de Hinwill. E ainda falta o "teste final", ou seja, as corridas em si, para ver se todas estas expectativas correspondem à verdade. Mas uma coisa é certa: tudo aponta que a Sauber vai dar cartas em 2012.
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