O segundo dia do Rali do México continuou hoje na estrada com o domínio dos Citroen, principalmente de Sebastien Löeb, que conseguiu ficar na frente, imune aos problemas dos seus maiores rivais, especialmente o Ford de Jari-Matti Latvala, que furou e atrasou-se bastante na classificação.
Para o francês, o dia foi principalmente de controlo sobre Mikko Hirvonen, o seu companheiro de equipa, que não está muito longe dele, mas que controla a situação a 36 segundos de diferença. "Correu tudo bem, sem erros. Existiam muitas pedras grandes perto do final pelo que fui com mais calma para as evitar", referiu Loeb no final da passagem por Otates, a meio da manhã de sábado. Contudo, pouco depois, Jari-Matti Latvala, que tinha chegado ao terceiro posto no inicio dessa manhã, sofre um furo que o atrasaria na classificação geral em mais de um minuto e o fazia cair para o quarto lugar. Contudo, Latvala recuperou o terceiro lugar, saindo incólume da luta entre noruegueses: Mads Ostberg e Petter Solberg.
Entre os desistentes do dia figuram o russo Evgueny Novikov, que foi vítima de uma pedra colocada na estrada, no troço de Comanjila, colocada por espectadores que mais uma vez perturbaram este rali. Aliás, Novikov foi o mais azarado, pois Sebastien Ogier teve de fazer uma manobra de recurso, e a mesma coisa fizeram Armindo Araujo e Mads Ostberg. O piloto de Santo Tirso disse no final do dia na sua página de Facebook: “É muito perigoso, está uma pedra de cerca de 50 kg no meio da estrada e não é apenas uma. Alguém louco está a tentar matar-nos”.
Outro dos que tiveram problemas no dia de hoje foi Chris Atkinson, que perdeu os travões do seu Ford Fiesta WRC na longa especial de Otates, com 41 quilómetros, e acabou por bater e desistir, quando seguia na nona posição da geral, em luta com o Citroen DS3 WRC de Nasser al-Attiyah. "Parece que o Chris perdeu os travões. Ele falou de problemas de travões ao longo do troço e isso parece bater certo com a forma como os parciais começaram a cair. É uma pena, porque o Chris estava a ir muito bem." afirmou Derek Dauncey, manager da Monster World Rally Team.
Depois dos três primeiros, a grande luta é entre noruegueses, Mads Ostberg e Petter Solberg, curiosamente com modelos Fiesta WRC, mas com o piloto mais novo a pertencer à estrutura secundária, e bater o pé ao piloto oficial, e agté agora tem se dado bem. Atrás, na sexta posição, está outro Ford, o do jovem estónio Ott Tanak, que está a fazer um excelente rali, lutando com Evgueny Novikov pela posição até este desistir. Atrás dele está agora o qatari Nasser al-Attiyah, que está a fazer um bom rali com o Citroen DS3 WRC.
Armindo Araujo é agora o oitavo classificado, beneficiando dos abandonos de Novikov e Atkinson, e roda numa posição isolada, muito longe de Al-Attiyah e também longe de Sebastien Ogier, o melhor dos S2000, num ritmo que aumentou hoje, depois de um primeiro dia de adaptação: “O carro está um pouco melhor e estou muito satisfeito, estou a ganhar confiança e a tração dos pisos está a melhorar. Mas viemos da Suécia diretamente para o México sem qualquer teste. Estou a competir e isso é bom, mas devíamos testar muito mais”, referia o piloto da Santo Tirso aos microfones da World Rally Radio após a 15ª especial, ainda antes dos problemas sofridos pelos dois pilotos.
A fechar o "top ten" estão o Skoda Fabia S2000 do francês Sebastien Ogier e o Ford Fiesta WRC do americano Ken Block, já muito distantes uns dos outros.
O Rali do México termina amanhã.
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