Começou neste final de semana o campeonato do mundo de Turismos, o WTCC, num pelotão que se alargará em temos de marcas, com a chegada da Ford e as anunciadas aparições da Lada e da Honda, que aparecerão mais adiante no campeonato. E todos eles estarão ali para tentar contestar o domínio de Yvan Muller e dos Chevrolet, que venceram convincentemente na temporada passada. E depois desta jornada inaugural no mítico circuito italiano, parece que nada mudou: Muller venceu ambas as corridas, os Chevrolet dominaram.
Apesar de no dia anterior o italiano Gabriele Tarquini ter conseguido a "pole-position" no seu Seat Leon 1.6 Turbo, na partida, Tarquini teve dificuldades em aguentar o primeiro lugar na partida, enquanto que atrás, Tiago Monteiro acabava a corrida na primeira das Lesmos, com um toque a colocá-lo na escapatória. Entretanto, Muller pressionava Tarquini para o passar, o que conseguiu na Parabólica, acabando no final da primeira volta no primeiro posto, antes de errar na primeira chicane e deixar voltar Tarquini ao primeiro posto.
Contudo, Muller não desistiu, pressionando o piloto da Seat até à quarta volta, altura em que o passou, quando este cometeu um ligeiro erro na primeira Lesmo. Logo depois entra o Safety Car em pista, devido a um despiste atrás do pelotão. Quando este recolheu às boxes, Tarquini pressionou Muller, mas depois começou a ter problemas com os pneus e viu-se ultrapassado por Robert Huff, que ficou com o segundo posto, e Tarquini se viu obrigado a ficar com o lugar mais baixo do pódio. O sueco Rykard Rydell foi o quarto, seguido pelos BMW de Tom Coronel e do jovem espanhol Pepe Oriola.
A segunda corrida teve um pelotão mais compacto, com os Chevrolet a lutarem pelo primeiro lugar, mas com a concorrência dos BMW de Norbert Michelisz e de Tom Coronel. Na partida, Muller e Tarquini tocam-se, com ambos os carros a despistarem-se na primeira chicane. Muller conseguiu controlar o seu carro e manteve o motor a funcionar, enquanto que o veterano piloto italiano ficou-se por ali. Após este incidente, o piloto fez uma corrida de recuperação, num pelotão a ter oito pilotos a rodar compacto, com os inevitáveis toques, que fizeram atrasar o piloto húngaro.
No final, foi uma nova vitória para Yvan Muller, que do nono lugar chegou ao lugar mais alto do pódio, numa tripleta da Chevrolet. Robert Huff e Alain Menu a completaram o pódio, com Tom Coronel a ser o melhor dos outros, no seu BMW. Stefano D'Aste foi o quinto, enquanto que Tiago Monteiro, mais uma vez a não chegar ao fim, vítima de problemas no seu Seat Leon, que ainda espera pelo novo motor 1.6 - ainda roda com o motor TDi - que só estará pronto na terceira ronda do campeonato.
No final desta jornada inaugural do WTCC, tudo parece que se repete o ano passado: os Chevrolet dominam, os outros lutam pelos restantes lugares pontuáveis. Yvan Muller lidera o campeonato com 54 pontos, enquanto que Robert Huff está em segundo, com 41 pontos. A próxima jornada dupla acontecerá no Circuito Ricardo Tormo, em Valencia, a 1 de abril.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...