O Rali da Acrópole tem fama de ser um dos mais duros do Mundial, devido às duras classificativas de terra, com muitas pedras soltas, do qual poderão ser destruidoras para suspensões e pneus. E como normalmente o melhor nesta superfície é Sebastien Löeb, parece que o primeiro dia deste rali grego está a ser pautado pelo equilibrio entre Löeb e o regressado Jari-Matti Latvala.
Depois de no shakedown, o piloto da Ford ter sido o melhor, quando os carros foram para a estrada, Latvala tentou estar na frente o mais tempo possivel, o que conseguiu até à quarta classificativa do dia, perdendo então para o francês da Citroen, que não largou mais o comando até ao final do dia, apesar do avanço para Latvala não ser mais do que 6,5 segundos, ao fim de nove classificativas.
Atrás, também há outro duelo próprio entre os segundos pilotos da Ford e da Citroen. Mikko Hirvonen e Petter Solberg estão a ver quem será o melhor, com ambos não muito longe dos dois primeiros. Solberg tem 17 segundos sobre Löeb, enquanto que Hirvonen anda um pouco mais longe, a 46 segundos, por causa de um furo. “Havia tanto pó à minha frente que falhei completamente uma curva e saí largo. Saímos de estrada algumas vezes. Talvez numa dessas saídas tenhamos causado o furo”, referiu o finlandês da Citroen.
Atrás destes quatro, o resto do pelotão já está distante. O melhor no final do dia é o russo Evgueny Novikov, que está a quase quatro minutos de Löeb, mas já saiu de pista na sétima especial, perdendo mais de três minutos. Mas ele até foi dos sortudos, pois outros pilotos como o estónio Ott Tanak e o norueguês Mads Ostberg, tiveram consequências um pouco maios graves. Ostberg perdeu três minutos devido a uma saída de estrada, enquanto que Tanak caiu mais de oito minutos devido a isso e também a um furo.
"O carro estava bastante subvirador e tentei puxar um pouco mais e acabámos por sair de estrada. Não estávamos muito longe, nem era um local muito mau, mas simplesmente ficámos presos e demorou imenso até que as pessoas nos ajudassem. Estavam mais interessados em tirar fotografias”, queixou-se Ostberg, que acabou o dia na oitava posição, atrás de Martin Prokop e de Nasser Al-Attyah.
Outro dos que se atrasou foi Thierry Neuville, mas a razão foi devido a um problema de transmissão do seu carro, que o fez apenas a andar com tração traseira, perdendo mais de cinco minutos no processo, fazendo-o cair para a 11ª posição da geral.
Os Volkswagen de Sebastien Ogier e Anders Mikkelsen fecham o "top ten" nos Skodas preparados pela Volkswagen, enquanto que Armindo Araujo é 12º classificado, depois de ter passado por algumas dificuldades no inicio da manhã: “Apesar das dificuldades que sentimos pelo facto de partirmos muito na frente e termos encontrado alguma lama nas especiais, cumprimos inteiramente aquilo que nos foi pedido e conseguimos poupar a mecânica ao máximo. Como não tivemos oportunidade de testar as melhores afinações para este carro, efectuamos algumas alterações no final da manhã e, nas segundas passagens, melhoramos o nosso ritmo”, afirmou.
O Rali da Acropole continua amanhã.
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