Duas semanas depois de terem estado em Montreal, a Formula 1 regressa à Europa para aquela que vai ser a última passagem pelo circuito urbano de Valencia como GP da Europa, já que em 2014, ele voltará como GP de Espanha, no acordo que já fez oficiosamente com Barcelona para alternar como palco do GP ibero, como forma de partilhar as despesas, cada vez maiores e mais exigentes, da parte de Bernie Ecclestone.
Estas sessões de treinos são o que são: para uns, meros testes para adptação do carro para situações de corrida, para outros, ver como é que ele se comporta quando está o mais leve possivel e com novas peças, estadas em simuladores virtuais e em túneis de vento. Daí que ver Pastor Maldonado no topo da tabela de tempos na primeira sessão, e Sebastian Vettel no topo na segunda sessão, tem de ser visto de forma relativa, porque podem ser apenas testes para a qualificação de amanhã. Em suma: não levem isto muito a peito.
Na primeira sessão, como foi dito, Pastor Maldonado foi o melhor, conseguindo bater por 83 centésimos de segundo o Red Bull de Sebastian Vettel, e por 94 centésimos o outro Red Bull de Mark Webber. Jenson Button foi o quarto melhor, a 104 centésimos, e Fernando Alonso, o herói local, o quinto, a 175 centésimos. Paul Di Resta foi sexto, a 215 centésimos, seguido por Michael Schumacher, Lewis Hamilton, Nico Rosberg e Kimi Raikkonen, este a 730 centásimos.
Interessante foi ver que os 13 primeiros estiveram separados por menos de um segundo, sendo que Felipe Massa fez o 14º melhor tempo, já a mais de um segundo. Bruno Senna cedeu o seu lugar nesta primeira sessão ao finlandês Valtteri Bottas, que fez o 16º tempo, imediatamente na frente do Caterham de Heikki Kovalainen, que ficou a meros 1.552 segundos do primeiro lugar, e na frente dos Toro Rosso. Sinal dos tempos? A tendência indica que sim...
Na segunda sessão, onde os pilotos estavam mais preocupados com simulações de corrida, Sebastian Vettel foi o melhor, conseguindo bater por 131 centésimos o Force India de Nico Hulkenberg. Kamui Kobayashi deu uma manifestação de força ao conseguir o terceiro melhor tempo, a 261 centésimos do primeiro, apesar de ter tido problemas com o seu Sauber. Michael Schumacher foi o quarto, seguido por Bruno Senna, a 310 centésimos de Vettel. Paul di Resta foi o sexto melhor, seguido por Fernando Alonso, a 399 centésimos. Romain Grosjean foi o oitavo e o melhor dos Lotus, a 534 centésimos e a fechar o "top ten" ficaram o Red Bull de Mark Webber e o segundo Lotus de Kimi Raikkonen.
Desta vez, foram 15 os pilotos que ficaram separados por um mero segundo, com Felipe Massa a fechar nesse grupo. E desta vez, foi Vitaly Petrov a ficar na frente dos Toro Rosso, a 1,6 segundos do melhor piloto, enquanto que desta vez, os Marussia foram melhores do que os HRT, mas a meros três segundos dos primeiros. Ver-se-á se tal coisa se repetirá na qualificação de amanhã que tal como hoje, acontecerá debaixo de imenso calor.
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