Numa Portimão banhada pelo sol - e se calhar foi por isso que as pessoas trocaram o circuito pela praia - o autódromo português recebeu a sétima jornada dupla do WTCC, e curiosamente, a última em solo europeu, antes desta embarcar para as Américas e Ásia, nas cinco jornadas duplas que ainda faltam para completar o calendário de 2012 do Mundial de carros de Turismo.
E como está a acontecer ao longo desta temporada, a Chevrolet é dona e senhora do Mundial, com vitórias em ambas as corridas, embora na segunda, o carro vencedor se disfarçou de Michel Vaillant... Nesta jornada dupla, foi interessante saber que a Lada teve nova aparição na pista por intermédio de James Thompson.
Na primeira corrida, apesar da pole-position ter pertencido a Gabriele Tarquini, foi Yvan Muller a largar melhor na partida e a ficar com o comando ate ao final, até dando-se ao luxo de não se afastar muito de Tarquini, especialmente para conservar os pneus. Atrás dos dois pilotos, Robert Huff completou o pódio na frente do BMW do hungaro, Norbert Mischelisz, o melhor dos Independentes, na frente de um Alain Menu disfarçado de Michel Vaillant, o quinto classificado.
Já Tiago Monteiro terminou no sétimo posto, depois de uma corrida onde andou a lutar com o italiano Alberto Cerqui, primeiro quando o passou nas primeiras voltas, e depois quando este acabou por recuperar e voltou a atacar o piloto do Seat nas voltas finais. Contudo, o inexperiente italiano nunca encontrou por onde pudesse passar o piloto português, e as posições ficaram assim, permitindo ao piloto do Porto somar mais seis pontos à geral.
Na segunda corrida, o suiço Alain Menu aproveitou o facto de estar na primeira linha para... se ir embora. O seu arranque foi fabuloso e cedo conseguiu afastar-se do resto do pelotão para vencer esta segunda corrida, ao melhor estilo "Michel Vaillant"... atrás, o espanhol Pepe Oriola, no seu BMW, aguentou os ataques dos outros Chevrolet de Huff e Muller.
E um dos Chevys, precisamente o de Huff, tocou no carro de Tiago Monteiro no momento da partida, fazendo com que o piloto português ficasse condicionado para o resto da corrida, devido a um defeito numa das rodas, perdendo lentamente posições até chegar ao nono posto. Mas Huff também fez estragos noutro Chevrolet, o de Gabriele Tarquini, que obrigou o italiano a ir às boxes.
Contudo, o resto da corrida foi relativamente monótono e no final, Michel... oops, Alain Menu recolheu os louros da vitória, seguido por Pepe Oriola - o mais jovem de sempre a subir ao pódio de uma corrida do WTCC - e do BMW de Tom Coronel, seguido pelos Chevrolet de Rof Huff e Yvan Muller. Quanto a Tiago Monteiro, aproveitando o atraso de Norbert Mischeliz, subiu ao oitavo posto, conseguindo marcar mais alguns pontos para o campeonato.
O WTCC tem agora uma pausa de um mês e meio, para depois correr no circuito brasileiro de Curitiba.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...