quinta-feira, 26 de julho de 2012

GP Memória - Alemanha 1987

Quinze dias depois da sensacional vitória de Nigel Mansell em Silverstone, máquinas e pilotos estavam na pista alemã de Hockenheim para disputar a oitava prova do campeonato mundial de Formula 1 daquela temporada. Com os Williams-Honda na mó de cima, apesar da oposição da Lotus e da McLaren, parecia que a distância e a velocidade do autódromo alemão seria favorável às cores da Williams.

E assim foi: no final das duas sessões de qualificação, os motores monopolizaram a primeira fila da grelha, com o Williams de Nigel Mansell na frente do Lotus de Ayrton Senna. Alain Prost era o terceiro, no seu McLaren TAG-Porsche, à frente do segundo Williams de Nelson Piquet. Na terceira fila estava o Ferrari de Michele Alboreto, na frente do Benetton-Ford de Thierry Boutsen. Andrea de Cesaris era o sétimo, na frente do segundo McLaren-TAG Porsche de Stefan Johansson. A fechar o "top ten" estava o segundo Benetton-Ford de Teo Fabi e o segundo Ferrari de Gerhard Berger

Debaixo de um sol de verão, a grelha formou-se para mais uma corrida, e quando o sinal verde foi aceso, Senna largou melhor que Mansell. O "brutânico" teve uma má largada e foi momentâneamente superado por Prost, mas depois voltou ao segundo posto, indo atrás de Senna. No inicio da segunda volta, Mansell passou Senna para a liderança e logo a seguir, Prost e Piquet fizeram o mesmo, pois o brasileiro da Lotus alinhava com o seu carro de reserva, com um motor menos potente.

Na volta sete, Prost chega-se a Mansell e consegue ultrapassá-lo. A partir dali e até à volta 19, não houve novidades. Nessa altura, o francês troca de pneus e o britânico fica com o primeiro lugar, que o perde na volta 23, quando é a a vez dele de ir às boxes para colocar um novo jogo. Por essa altura, Senna lidava com problemas de manobrabilidade, que o impedia de ser mais veloz do que os outros, fazendo-o cair para o quinto lugar, atrás de Johansson.

Mas na volta 25, o motor Honda de Mansell explode e o britânico acaba por desistir, deixando Prost a respirar mais tranquilamente. Parecia que a partir dali, Prost estava a caminho de uma vitória tranquila - que seria a sua 28ª e assim bateria o recorde de Jackie Stewart - mas na volta 39, o alternador do seu McLaren quebra e acaba por desistir.

Assim sendo, Nelson Piquet herda a liderança e vai assim até à mata, vencendo pela primeira vez na temporada e ficando assim com a comando do campeonato. Stefan Johansson chega ao segundo lugar - apesar de ter tido um furo nos metros finais da corrida que o fez atravessar a meta em três rodas - enquanto que Ayrton Senna completava o pódio no terceiro lugar. Nos restantes lugares pontuáveis ficavam os Tyrrell de Philippe Streiff e Jonathan Palmer, bem como  Lola-Larrouuse de Philippe Alliot, conseguindo aqui o seu primeiro ponto para a marca.

1 comentário:

  1. Naquele época, lembro-me que Piquet iria "colecionar" mais um 2º lugar (seria o sexto na temporada de 1987), até que um problema no carro de Prost (o francês abandonou) "abriria o caminho" para a primeira vitória de Nelson Piquet em 1987. Essa vitória foi importantíssima, porque pela primeira vez ele assumia a liderança do campeonato (para não perdê-la).

    Notas:

    - 10ª pole (até então) de Nigel Mansell na carreira;
    - 35ª vitória e 90º pódio da Williams e
    - 22ª vitória do motor Honda.

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