Não sei se é para levar a sério, mas como esta "estória" é referida hoje pelo site Jalopnik, eu coloco por aqui. Primeiro que tudo, quem conhece a história da Formula 1 sabe quem é Jean-Pierre Van Rossem. E se não sabem eu conto: era o senhor que foi o maior financiador da aventura da Onyx, em 1989, quando graças ao seu esquema - fraudulento - de finanças chamado Moneytron, arranjou dinheiro suficiente para colocar em marcha uma equipa que das trevas da qualificação, conseguiu um pódio e seis pontos das mãos do sueco Stefan Johansson.
O esquema foi tão bom que durou... pouco. No ano seguinte, a pretexto de um acordo falhado com a Porsche, abandonou a Formula 1 e foi apanhado pela justiça belga no caso da tal fraude. Para fugir de uma sentença de cinco anos de prisão, decidiu... candidatar-se ao parlamento belga, de forma a garantir imunidade parlamentar. E conseguiu!
Agora o excêntrico belga - barba e cabelos compridos, sem papas na lingua - decidiu contar uma historieta que aconteceu durante as 24 Horas de Spa-Francochamps de 1989, quando Van Rossem financiava e participava com uma equipa de dois Ferraris. E um dos pilotos que convidou foi o finlandês Keke Rosberg, então com 40 anos e retirado da Formula 1 desde 1986. E que até então, nunca se tinha metido numa corrida de Endurance.
Van Rossem conta a historieta: "Tinhamos problemas com as jantes num dos Ferrari Mondial dos Dubois Bros. Quando os travões aqueceram, estes se tornaram 'ovais' e começaram a afetar os travões inferiores. Pouco antes da meia-noite, já não tinhamos rodas suplentes e o diretor de equipa disse ao Keke que iria demorar entre quatro a seis horas para reparar o seu carro."
"O que faz Keke? Pergunta-me onde ficava a "zona vermelha" de Liége (local onde ficam situados os bordéis da cidade), e ele sai dali, regressando às sete da manhã do dia seguinte, pronto para mais umas horas de corrida, como se nada tivesse acontecido. Definitivamente, ele não era um piloto para a Endurance", sentencia Van Rossem.
Interessante saber que depois disto, Rosberg tornou-se piloto oficial da Peugeot no Mundial de... Endurance, a bordo do modelo 905. E até nem se saiu mal, vencendo duas corridas e teve uma participação nas 24 horas de Le Mans. E ja agora, foi atrávés de Van Roosem que Rosberg conseguiu colocar um dos seus protegidos, o compatriota J.J. Letho, na Formula 1.
Quanto à história em si... bom, Rosberg nunca foi propriamente o piloto mais certinho daqueles tempos, portanto, pode ser credível.
Grande história! Qual piloto atual faria isso hoje em dia? Raikkonen talvez? Será que Nico não tem nenhum irmãozinho belga perdido por aí?
ResponderEliminar