Tinha um mau pressentimento sobre António Félix da Costa, confesso. Vê-lo a conseguir quatro pódios consecutivos e a aproximar-se do título, de facto, era irresistível. Mas para ganhar, precisas de sorte, e numa prova onde tudo aconteceu um pouco, o azar bateu à porta na pior altura possível: uma caixa de velocidades encravada na sexta velocidade o fez perder a liderança, caindo para o 15º posto e ver esfumadas as suas - poucas, mas plausíveis - esperanças de conquistar o título.
Depois do neozelandês Mitch Evans ter conseguido bater Felix da Costa na qualificação, conseguindo quatro valiosos pontos na sua luta pelo título, a corrida começou com ambos os pilotos a cortarem a primeira chicane, com o neozelandês a levar com a pior parte, caindo muitas posições. Na segunda Lesmo, Evans teve nova saída de pista, indo para a gravilha e acabando por abandonar. Assim, Mathias Laine assumia o comando, mas no final da primeira volta, Felix da Costa ultrapassava o finlandês e cruzava a meta no primeiro lugar, parecendo que tudo estava a correr bem para o piloto português.
Nas três voltas seguintes, Felix da Costa começou a ser ameaçado por Daniel Abt e Aaro Vaino, pilotos da Lotus ART, que o assediavam para ver se cometia algum erro. No inicio da quarta volta, o alemão passou para o comando, mas não o deixando escapar, enquanto que Vaino estava atrás dele. Na sexta volta, começaram os problemas: um primeiro problema fazia com que deixasse passar Vaino, mas depois o carro voltou a andar, recuperando o ritmo e colando-se ao finlandês. Pouco depois, a caixa de velocidades "encravou" na sexta velocidade, diminuindo o ritmo e sendo engolido pelo pelotão. Voltou a funcionar na volta seguinte, mas só conseguiu recuperar até ao 15º lugar, não pontuando e vendo as suas hipóteses de título sido esfumadas de vez.
Daniel Abt foi o vencedor desta corrida, com o cipriota Tio Elinas no segundo lugar - e a conseguir a volta mais rápida - e o finlandês Mathias Laine a conseguir o terceiro posto. O alemão conseguiu assim subir ao segundo lugar na classificação e ainda têm uma muito fina hipótese de chegar ao titulo, já que a diferença entre ambos é de 15 pontos.
No final, Felix da Costa comentava o seu desalento na sua página do Facebook:
"Considero o dia de hoje o mais infeliz da minha carreira como piloto. Perder uma corrida desta forma já só por si é frustrante, um campeonato então é um sentimento muito forte. Tanto eu como a equipa fizemos um óptimo trabalho e a nossa estratégia estava a funcionar na perfeição. Com uma vitória hoje, bastaria amanhã marcar 1 ponto para me tornar Campeão. É realmente triste, mas como piloto profissional tenho de aceitar de cabeça erguida e prometo a todos os Portugueses que tanto me têm apoiado, uma corrida de faca nos dentes amanhã".
Amanhã será a última corrida da temporada da GP3.
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