Ainda faltam duas provas para terminar o mundial WRC para 2012, mas já se pensa a temporada de 2013, e com a noticia de que na próxima temporada, o atual campeão do mundo, Sebastien Loeb, irá fazer um "part-time" no campeonato, as movimentações no mercado de pilotos tornaram-se agitadas. Sabendo que a Hyundai e a Volkswagen irão participar no Mundial, resta saber quem ficarão com os lugares existentes nas restantes equipas.
A Citroen, com a saída de Loeb, decidiu em 2013 alargar a sua participação nos ralis, com Mikko Hirvonen como primeiro piloto, Thierry Neuville mantêm-se no Junior Team e Khalid Al Qassimi num terceiro carro, devido ao patrocinio da Abu Dhabi. O lugar que falta preencher ainda não tem dono, mas fala-se muito que o espanhol Dani Sordo poderá estar de regresso à equipa, depois de uma passagem entre 2006 e 2010. E pode ser que consiga por fim uma vitória no Mundial WRC, algo que ainda não conseguiu, após estes anos todos.
A Ford tem provavelmente um alinhamento mais estável, apesar de haver noticias de que Jari-Matti Latvala poderá estar a hesitar entre continuar na Ford e passar para a Volkswagen, ao lado de Sebastien Ogier. Caso permaneça na marca americana, será o primeiro piloto da M-Sport, de Malcom Wilson, provavelmente ao lado de Petter Solberg, que apesar de ter quase 40 anos, poderá ter nova oportunidade de chegar a novo título mundial, nove anos depois de ter conquistado. Na M-Sport, a equipa secundária da Ford, o estónio Ott Tanak correrá por lá na próxima temporada e poderá haver um segundo lugar para o irlandês Craig Breen.
Já a Hyundai, as coisas andam um pouco no ar. A marca coreana, que anunciou a sua entrada em 2013, poderá ter uma participação limitada com o seu modelo i20, e anda a sondar pilotos para o desenolver ao longo dessa temporada. Inicialmente, falou-se do sueco Per-Gunnar Andersson, que esteve este ano na Proton, mas nos últimos dias surgiu indicações de que o russo Evgueny Novikov pode estar a negociar um lugar na equipa coreana.
Na alemã Volkswagen, que fará em 2013 a sua estreia nos ralis, só se sabe que Sebastien Ogier será o piloto principal da marca. Fala-se muito que para o segundo lugar poderá estar e ser pensado um conjunto de pilotos que vão desde o norueguês Andreas Mikkelsen, passando por Jari-Matti Latvala e outro norueguês, Mads Ostberg. Mas muito provavelmente, o lugar poderá ser aproveitado para colocar um dos pilotos que andaram este ano nos Skodas, como Mikkelsen e o holandês Kevin Abbring.
Na Mini - dizendo melhor, na Prodrive - as coisas andam muito indecisas. Fala-se que o norueguês Mads Ostberg poderá estar a tentar um lugar na marca, mas também se fala que a Prodrive tenha acertado um grande patrocinador, a Monster, e colocar Chris Atkinson e Ken Block na equipa, embora no caso do americano, não seria a tempo inteiro.
Enfim, eis como andam as coisas por aqui, veremos quanto é que se torna verdade.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...