O regresso da Formula 1 aos Estados Unidos, após sete anos de ausência, e 32 anos depois de ter corrido pela última vez num circuito permanente, em Watkins Glen, tinha uma motivação adicional devido à luta pelo título entre Sebastian Vettel e Fernando Alonso. Mas após a qualificação, em que se viu que Sebastian Vettel foi o melhor sobre Lewis Hamilton, o problema do "lado sujo e do lado limpo" da pista surgiu em força. Tanto que a Ferrari decidiu esta tarde efetuar uma manobra que, não sendo ilegal, é eticamente inaceitável.
Tudo começou quando se viu que o nono lugar de Fernando Alonso na tabela de tempos se tornou no oitavo posto devido à penalização de Romain Grosjean, devido à troca da caixa de velocidades. Com isso, o piloto espanhol iria largar do lado sujo da pista, o que poderia ser prejudicial para as suas aspirações ao título. A Ferrari decidiu pensar um pouco e resolveu mostrar que iria usar todas as armas legais, mesmo as eticamente inaceitáveis. E assim, decidiu quebrar o lacre da caixa de velocidades do carro de Felipe Massa - que ficou à frente de Alonso na qualificação - fazendo-o ser penalizado em cinco lugares, fazendo com que o piloto espanhol subisse para o sétimo posto, colocando-se no lado limpo da pista.
Tudo isso foi mais do que suficiente para causar polémica nas horas e minutos antes da partida para o Grande Prémio e discutir, mais uma vez, a tática de "vencer a todo o custo" por parte da Ferrari. E foram verdadeiros: Stefano Domenicalli não se escondeu por trás de uma justificação qualquer, disse que penalizaram Massa de propósito para ajudar Alonso. Claro que o precedente ficou aberto, e as outras equipas poderão usar isso de futuro, caso queiram. Mas também poderá ter sido mais uma machadada no prestigio da competição...
Passadas as polémicas, os adeptos preparavam-se para a uma corrida que seria a centésima da carreira de Sebastian Vettel na Formula 1 e que poderia ser a mais importante do ano para ele, pois era o primeiro que estaria em linha com a decisão do tricampeonato.
Na partida, não houve toques. Vettel foi para a frente, enquanto que Alonso subiu para o quarto lugar. Com as primeiras voltas, Hamilton tentou aproximar-se de Webber, para o ultrapassar na quinta volta, enquanto que Alonso era quarto, isolado de tudo e todos.
Com as coisas calmas na frente, o grande motivo de atração era no meio do pelotão, com os carros a seguirem uns atrás dos outros, como se fossem uma das caravanas do Velho Oeste, e os pilotos a trocaram facilmente de lugares. Mas aos poucos, Hamilton aproxima-se de Vettel para tentar apanhá-lo e ficar com a liderança. E as coisas pioram para os energéticos quando Webber tem uma falha no seu alternador na volta 18 e fica de fora da corrida.
E à medida que a segunda parte da corrida acontecia, a luta pelo comando aquecia. Lewis Hamilton aproximava-se de Sebastian Vettel, comendo centésimos atrás de centésimos, com Vettel a tentar reagir, fazendo as voltas mais rapidas da corrida. Mas aos poucos, o piloto da McLaren conseguiu apanhá-lo, passando na volta 41. Após a passagem do piloto da McLaren, esperava-se que ele se afastasse de Vettel, mas a diferença nunca foi superior a um segundo e meio, e assim o piloto alemão ainda teve esperanças de recuperar o comando.
Contudo, Vettel foi incapaz de apanhar Hamilton e o piloto da McLaren torna-se no primeiro vencedor de Austin, cinco anos depois de ter vencido pela última vez numa prova americana, em Indianápolis. Apesar de Vettel ter sido segundo classificado, aumentou mais a diferença para um Fernando Alonso, que terminando no lugar mais baixo do pódio, pouco se viu na corrida, na frente de Felipe Massa, o quarto classificado.
Contudo, a Red Bull iria sair de Austin com um titulo: o de Construtores. O terceiro consecutivo, premiando a parte final da temporada. Mas o título de pilotos, que a Red Bull queria que fosse resolvido em Austin, acaba por ser adiado para Interlagos, como os adeptos da Formula 1 queriam. Em termos de campeonato, Sebastian Vettel ainda tem a faca e o queijo na mão e depende dele mesmo para conquistar o título, e Fernando Alonso, mesmo que a equipa esteja totalmente atrás dele, estará dependente de terceiros para conseguir o seu tricampeonato em Interlagos.
Só há uma palavra para representar essa manobra suja da Ferrari neste domingo: VERGONHA!!!
ResponderEliminarAgora, com a F1 aqui em Interlagos na próxima semana, a cada vez que um carro ferrari (em caixa baixa mesmo), passar por qualquer setor com bastante torcedores, deveria-se emitir uma sonora VAIA à essa vergonhosa atitude desta equipe. A ferrari, é de longe a equipe mais incompetente da F1.
Gran carrera de Hamilton, para mi gusto el mejor piloto en la actualidad, un pequeño paso adelante de Vettel y Alonso.
ResponderEliminarSi no fuera por las dos carreras que abandonó en punta, y el choque de Grosjean en la largada de Spá, Hamilton tendría unos 65 puntos más, y Vettel/Alonso algunos menos, así que estaría peleando el campeonato en la última carrera.
Creo que si todo es "normal", Vettel gana fácil el campeonato.
Peeero...
...el Red Bull no es tan "irrompible" como la Ferrari (que en cuanto a confiabilidad es un verdadero tractor), así que no me extrañaría una rotura o toque y abandono para Vettel, y Alonso con un podio ganando el campeonato.
Esa posibilidad la tiene gracias al triunfo de Hamilton de hoy, sino necesitaría ineludiblemente triunfar en Brasil, algo bastante difícil.
Abrazos!