quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

A entrevista a Andrea de Cesaris, na Tazio

Nunca uma personagem de Formula 1 nos atraiu tanto - pelo menos os que cresceram a vê-la nos anos 80 e 90, como eu - do que o italiano Andrea de Cesaris. Piloto incrivelmente veloz e muitas vezes instável, capaz do melhor e do pior, foi um andarilho do pelotão. Passagens pela Alfa Romeo, McLaren, Ligier, Minardi, Rial, Dallara, Jordan, Tyrrell e Sauber, 204 Grandes Prémios sem sentir o sabor da vitória. Teve perto por três vezes, pelo menos: Long Beach e Mónaco 1982 e Belgica 1991, quando esteve prestes a apanhar Ayrton Senna, pois este tinha problemas com o seu McLaren. Contudo, o seu motor explodiu a poucas voltas do fim...

Contudo, De Cesaris ganhou fama por ser um destruidor de carros. A sua alcunha nos tempos da McLaren pegou-lhe para sempre: "De Crasheris", dada numa altura em que tinha apenas 22 anos, novo e inexperiente. E ainda hoje em dia paga por isso, como se pode ler pela entrevista que o Fábio Seixas lhe deu ao site Tazio. Hoje em dia, com 53 anos, é corretor da Bolsa no Mónaco e windsurfista durante boa parte do ano, pois ainda gosta de sentir a adrenalina a correr nas veias.

É raro ele dar entrevistas hoje em dia, mas sei que esta é a segunda vez em pouco tempo que ele fala a um meio de comunicação social, já que ele tinha dado em outubro uma entrevista à Motorsport britânica. E nessa entrevista, onde passa em revista a sua carreira, e tenta corrigir algumas das injustiças que se solidificaram com o tempo. Vale a pena ler a entrevista. 

2 comentários:

  1. ola, wilson dizia que nao sabia como ele poderia pilotar tendo tantos 'tiks' nervosos. Teve momentos holarios, como quando discutiu com nelson piquet na Lowes em Monaco, ainda dentro do carro. Ou seja, uma briga de transito! rs

    Se bem recordo, acho que talves seja dele o recorde legitimo para o guinnes, quando capotou inumeras vezes...hmm...acho que foi uma ligier...(ou sera Osela?) memoria me traindo, e nao vou fazer colinha na web.

    O incidente com a mclaren sim foi devido ao numero de acidentes... algo como 16 chassis. Creio que antes dele, apenas Hunt teve alcunha negativa semelhante : Hunt Batida, na F2.

    As mas linguas falavam que esteve na categoria devido ao 'forte contato ' com a Philips Morris, devido a ligação de paretensco com um executivo da mesma! (?).

    Essa era a F1, rapida ...e folclorica.
    abrac

    ResponderEliminar
  2. Só para corrigir o crédito, a entrevista foi concedida ao repórter Lucas Berredo, do Tazio. Abraço.

    ResponderEliminar

Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...