(...) Hoje em dia, algumas equipas sobrevivem, em parte, graças ao dinheiro que Bernie Ecclestone distribui às equipas. Mas se as do meio da tabela ainda respiram um pouco, os do fundo da tabela estão com maior dificuldade em respirar, especialmente quando se sabe que qualquer exclusão do "top ten" dos construtores significa um acréscimo de dez milhões de dólares no orçamento, por causa das constantes viagens pra fora da Europa. É o que acontece com a Marussia em 2013. (...)
(...) A razão é a mais óbvia de todas: o dinheiro. Um dos patrocinadores de Razia falhou o pagamento à Marussia e por causa disso, o piloto brasileiro não pôde experimentar o novo bólido em Barcelona, que ficou nas mãos do britânico Max Chilton. Pensava-se que as coisas já tivessem sido resolvidas, mas com o passar das horas e dos dias, os rumores aumentam significativamente. A Sky Sports falava ontem à noite que tinham contactado Heiki Kovalainen, mas o mais recente rumor é que no final desta tarde, o francês Jules Bianchi estaria nas boxes da equipa para que esta fizesse um banco para ele, sinalizando que a Marussia não quer perder tempo e está a arranjar uma maneira de se livrar do brasileiro.
Há algumas boas razões para pensar nisso, além do "graveto": Bianchi é piloto apoiado pela Ferrari e o quer numa equipa ainda este ano. Falhada a hipótese da Force India, o surgimento desta hipótese seria vista com bons olhos. E ainda por cima, a Marussia é a única equipa que têm motores Cosworth, que como se sabe, não continuará em 2014, quando se estrearem os novos motores Turbo V6. E a Ferrari anda à procura de equipas para colocar os seus motores, como a Force India. Uma proposta de casamento desse género pode ser algo muito tentador para uma Marussia que precisa desesperadamente de dinheiro para poder sobreviver. Daí eles terem despedido Timo Glock para alugar os seus lugares a bom preço. (...)
Crueldade das crueldades, o artigo sai precisamente no momento em que a equipa anunciou, neste final de tarde, a substituição de Razia por Bianchi. É esta a Formula 1 que nós conhecemos. Tudo devido às razões acima apontadas na minha 5ª Coluna desta semana, cujo artigo completo pode ser lido através deste link.
É pena. Mas "sem dinheiro, não há palhaços". E a Marussia pode ter matado dois coelhos numa cajada só, pois também precisava de um motor para a próxima temporada.
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