Ao aproximarem-se os minutos para a segunda parte da qualificação, as pessoas esperavam que as condições estivessem as melhores para que aquilo que começou ontem de modo caótico, tivesse um bom final, já que a corrida estava a meras seis horas de distância. Não se previa chuva, apesar do céu estar nublado, e a sessão seria curta, dado que por alturas da interrupção, os carros tinham feito a Q1 e essa parte já estava decidida.
Quando os carros estavam a alinhar-se para a Q2, olhei para a tabela de tempos e vi que o lider era o Mercedes de Nico Rosberg, e lembrei-me que o seu carro tem uma espécie de suspensão ativa hidráulica. Uma maneira bem hábil para contornar os regulamentos, já que as suspensões ativas eletrónicas estão abolidas desde 1993. E pensei para mim mesmo: 'Se a Mercedes levar a melhor neste truque e conseguir a pole-position, das duas uma: ou os outros pedem para ilegalizar, ou começa uma nova corrida à tecnologia'.
E era com essa curiosidade na minha mente que me sentei à frente deste portátil para ver a segunda parte da qualificação.
O tempo estava cinzento e a pista húmida. Os primeiros pilotos andaram com pneus intermédios, como os Toro Rosso, por exemplo, pois ainda existiam lugares molhados. Eles andaram assim até que Sergio Perez decidiu calçar pneus slicks. Pouco depois, foi a vez dos Ferrari tentarem a sua sorte. Mas após uma volta dentro da pista, o mexicano voltou às boxes, pois as condições não estavam as ideais.
No final da Q2, pilotos como Perez, Vergne ou Nico Hulkenberg ficavam de fora da Q3, enquanto que quase todos os "graúdos" entraram para o "top ten", com os Mercedes nos melhores lugares, seguido do Red Bull de Sebastian Vettel e do McLaren de Jenson Button.
Com o aproximar da Q3, o mais interessante seria ver se nesta parte alguém iria usar os famosos pneus slicks. Algumas partes do circuito estavam a secar, mas não eram os suficientes para tentar a sua sorte. Jenson Button voltou a sair com os pneus slicks, para voltar a tentar a sua sorte, e aos poucos, todos foram às boxes e tentar a sua sorte com esses pneus.
E os resultados foram imediatos: Button fez o melhor tempo. A seguir, todos colocaram os seus pneus e os tempos começaram a cair vertiginosamente.
Após a bandeira xadrez, saiu algo previsível, com Sebastian Vettel a conseguir a primeira pole-position do ano e a 37ª da sua carreira, com Mark Webber a seu lado. Atrás dele, estavam o Mercedes de Lewis Hamilton, a começar bem a sua carreira na Mercedes, e o Ferrari de Felipe Massa, que por pouco conseguiu bater o seu companheiro de equipa, Fernando Alonso. Nico Rosberg, apesar de ter andado grande parte do treino à frente de Hamilton, acabou apenas no sexto posto, na frente dos Lotus de Kimi Raikkonen e Romain Grosjean, e por fim, o Force India de Paul di Resta e o McLaren de Jenson Button, que pagou o preço de ser "a lebre de serviço".
E com isto, faltarão cinco horas e meia para a corrida. E o tempo, até lá, pode ter um papel a jogar nisto tudo.
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