O quinto elemento desta fornada de "rookies" para 2013 é o mais velho de todos, e com grande experiência nas categorias de formação Já tem títulos, mas a sua ascensão à categoria máxima do automobilismo se deveu mais à força do seu dinheiro do que propriamente o seu talento. Vindo da Holanda, falo de Giedo van der Garde.
Nascido a 25 de abril de 1985 na cidade holandesa de Rhenen, Van der Garde comeou no karting, onde foi campeão nacional em 1998 e campeão do mundo de Super A em 2002. em 2003, passou para os monolugares, mais concretamente para a Formula Renault 2000 local, pela Van Amesfoort Racing, onde foi sexto classificado.
No ano seguinte, passou para a Formula 3 Euroseries, pela Signature, acabando na nona posição. Em 2005, passou para a Team Rosberg, acabando de novo no nono lugar. Em 2006, passou para a ART, ao lado do escocês Paul di Resta e do alemão Sebastian Vettel, onde conseguiu uma vitória e mais três pódios e ficou no sexto lugar da classificação.
Em 2007, ele transferiu-se para a Formula Renault 3.5, pela Victory Engineering. No seu primeiro ano, foi um piloto regular, embora sem pódios, terminando no sexto lugar do campeonato. Em 2008, transfere-se para a P1 Motorsport, onde consegue cinco vitórias e acaba a temporada como campeão da WSR, conseguindo um teste com o Renault de Formula 1. Por essa altura, ele já tinha sido piloto de testes da Spyker e da Force India, mas sem nada de relevante.
Em 2009, transfere-se para a GP2, onde ficou nas próximas quatro temporadas. Na primeira temporada, esteve na iSport, onde conseguiu dois pódios e o nono lugar na geral. Nas duas temporadas seguintes foi para a Barwa Addax, onde esteve melhor. Em 2010, conseguiu quatro pódios e o sétimo lugar na classificação geral, com 36 pontos. Continua no ano seguinte pela Addax, onde alcançou cinco pódios, uma pole-position e uma volta mais rápida, ficando de novo no quinto lugar, com 49 pontos.
No inicio de 2012, depois de ter sido referido em rumores em relação ao segundo lugar na Williams, Van der Garde acabou por alinhar pela Caterham como terceiro piloto, e assim sendo, transferiu-se para a sua equipa de GP2. Ali, subiu por seis vezes ao pódio, em duas delas no seu lugar mais alto, terminando o ano na sexta posição do campeonato. Para além disso, conseguiu duas pole-positions e duas voltas mais rápidas. E em termos de Formula 1, participou por seis vezes nos primeiros treinos livres a bordo de um Caterham, antes de ser anunciado no primeiro dia de fevereiro deste ano como piloto oficial da equipa, ao lado do francês Charles Pic.
No inicio de 2012, depois de ter sido referido em rumores em relação ao segundo lugar na Williams, Van der Garde acabou por alinhar pela Caterham como terceiro piloto, e assim sendo, transferiu-se para a sua equipa de GP2. Ali, subiu por seis vezes ao pódio, em duas delas no seu lugar mais alto, terminando o ano na sexta posição do campeonato. Para além disso, conseguiu duas pole-positions e duas voltas mais rápidas. E em termos de Formula 1, participou por seis vezes nos primeiros treinos livres a bordo de um Caterham, antes de ser anunciado no primeiro dia de fevereiro deste ano como piloto oficial da equipa, ao lado do francês Charles Pic.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...