(...) num ano em que as pessoas
pensavam que iria ser uma temporada equilibrada, após saberem da “semi-retirada”
de Sebastien Löeb, muito provavelmente terão de pensar outra vez. É que muito
provavelmente, esta poderá ser a temporada em que o WRC poderá assistir à
coroação de “Sebastião II”, ou se preferirem, o francês Sebastien Ogier. É que
na última prova do campeonato, em terras suecas, o piloto da Volkswagen
conseguiu dar à marca a sua primeira vitória após o seu regresso aos ralis,
depois de um segundo lugar na prova de abertura, o Rali de Monte Carlo.
E tal coisa, depois de quase uma
década de domínio de Löeb, parece já desmoralizar muita gente no WRC. Há duas
semanas, em entrevista ao jornal francês “L’Equipe”, Malcom Wilson, o patrão da
M-Sport, parecia atirar a toalha ao chão e render-se às evidências: “Ogier vai dominar o WRC como fez Sébastien
Löeb. Pelo que vi, partimos para mais dez anos com outro Seb...” (...)
(...) Sobre o seu estilo de pilotagem, Francois-Xavier Demaison, o
seu engenheiro na VW, conta uma história curiosa: “Faz-me lembrar o Marcus Gronholm
no estilo” começou por dizer o francês, que também foi engenheiro do
piloto finlandês, bicampeão do mundo em 2000 e 2002, retirado das
classificativas desde 2008.
“Ele é rápido e fez coisas que me marcaram. Num dos testes, o nosso
camião estava parado a meio do troço do teste, numa curva muito rápida e nós
divertimo-nos a colocar pequenos papéis na primeira trajetória, deixada pelas
rodas do Polo. Nas passagens seguintes, o Seb fazia exatamente a mesma linha de
trajetória e isso prova a sua excelência. A mim parece-me que talvez com o
quarto lugar do Jari-Matti (Latvala) o Polo vale somente essa posição e a
diferença da nossa vitória foi feita pelo Seb”, concluiu.
Na minha coluna de opinião do Nobres do Grid deste mês, falo sobre ralis. Mais concretamente sobre Sebastien Ogier, o piloto da Volkswagen que aos 29 anos de idade, é o candidato numero um à sucessão a Sebastien Löeb, que este ano começa a sua retirada gradual dos ralis, para continuar a sua carreira nas pistas, mais concretamente na Endurance e nos GT's, a bordo de um McLaren MP4-12C.
Com o arranque fabuloso que teve neste inicio de temporada no WRC, tudo indica que os mais de 20 mil quilómetros de testes que teve ao longo de 2012 para afinar e melhorar o seu Volkswagen Polo R WRC estão largamente a compensar. E com isso, os resultados andam acima das expectativas, com uma vitória na Suécia e o comando do campeonato. Apesar de ainda faltarem onze ralis para o final da temporada, parece que o francês é o candidato numero um ao titulo mundial.
Tudo isto e muito mais podem ler a partir deste link.
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