Quem assistiu ao primeiro dia de Robert Kubica, no Rali das Islas Canárias, ficou espantado pelo facto de ele ter mostrando estar tremendamente competitivo num carro de rali como aquele. É certo que um Citroen DS3 RRC é mais novo do que um Skoda Fabia S2000, por exemplo, e ainda faltar a Kubica ver como andará num rali de terra - poderemos ver isso a partir do inicio de abril em terras portuguesas - mas pelo que se viu ao longo do dia de hoje nas Ilhas Canárias, com condições que mudavam rapidamente, entre o seco e o molhado, a performance do piloto polaco de 28 anos é, no mínimo, incrível.
Sim, pode ter um carro mais novo do que Jan Kopecky ou Craig Breen, mas mesmo assim não se explica como é que pode vencer as oito (!) especiais do dia naquele Rali Islas Canárias, que conta para o Europeu de Ralis. Como é que um "outsider", que está a usar os ralis como forma de reabilitação de um acidente que quase lhe custou a vida - e por causa disso, ainda tem a sua mão direita algo entrevada - está a colocar em sentido pilotos bem mais experimentados.
Ainda falta mais dois dias de rali para ver se Kubica consegue subir ao lugar mais alto do pódio neste Rali Islas Canárias. Mas pelo que já tinha visto anteriormente no Rali du Var e noutros ralis em asfalto, pode-se dizer que em termos desta superficie, o piloto polaco deve ser um dos melhores da atualidade. E adoraria ver a Citroen lhe der um WRC para competir num rali de asfalto como na Alemanha ou na Alsácia contra os Sebastiões: Sebastien Ogier e Sebastien Löeb.
Pode ser que não volte à Formula 1 - ainda quero ver se vai se sentar num carro em breve - mas tem de certeza um grande futuro no automobilismo. WRC, DTM ou outras competições de Turismo, caso queira andar por aí. A sua rapidez e competitividade não foi perdida.
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