O piloto mais cobiçado do momento não é nem francês, nem finlandês. Na realidade, é belga. E este ano, pode terminar a temporada como vice-campeão do mundo, na frente de Jari-Matti Latvala, Dani Sordo e Mikko Hirvonen. Falo de Thierry Neuville, é belga e têm 25 anos de idade.
As performances de Neuville, com o Ford Fiesta oficial da M-Sport estão a surpreender quem não o conhecia, pois ele está a fazer apenas a sua segunda temporada completa no WRC. Apesar de não ter ainda vencido qualquer rali, já alcançou seis pódios nesta temporada, cinco deles consecutivos, quatro deles no segundo posto, e sempre lutando pela vitória e a fazer suar os Volkswagen dominadores de Sebastien Ogier e Jari-Matti Latvala.
Mas desde há algum tempo que os mais atentos sabiam do seu talento, depois de em 2011 ter vencido dois ralis no IRC (International Rally Challenge) ao volante de um Peugeot 207 S2000. E agora, com a temporada de 2014 a surgir no horizonte, é um dos pilotos mais cobiçados do pelotão, e ele quer aproveitar isso. Tirando a Volkswagen, que parece estar satisfeita com Ogier e Latvala, todas as outras marcas querem-no: a Ford quer mantê-lo, a Citroen o deseja para se manter competitiva, e a Hyundai quer-lo para poder lutar pela vitória em pouco tempo.
Sobre isso, o diretor do programa da Hyundai no WRC, Alain Penasse, referiu ao jornal belga "Derniére Heure" que ele visitou as instalações da marca coreana, na Alemanha: “O Thierry veio visitar a nossa fábrica na Alemanha. Foi capaz de discutir com a equipa, mostrou que está preparado para a nossa formação de 73 pessoas e é a melhor forma de o convencer”. Penasse alertou, contudo, que será complicado segurar o belga em 2014, pois “iremos aprender e treinar com o i20, antes da introdução do novo carro em 2015."
Penasse afirmou depois que Neuville está a refletir sobre o sitio onde quer correr na próxima temporada, pois não deseja ter a sua carreira prejudicada, e que quer adiar a decisão o mais possivel. “Sinto que o Thierry quer ganhar tempo. Por enquanto, ele bloqueia o mercado, mas como é a nossa primeira escolha vamos esperar para definir os nossos pilotos”, concluiu.
E é verdade: Neuville sabe que a Ford quer que se mantenha, mas ele deverá querer com Malcom Wilson uma revisão do seu estatuto para poder correr sem restrições - ou seja, como primeiro piloto - em 2014, e no caso da Citroen, Yves Matton precisa de um excelente piloto para "poder calças as botas" de Sebastien Löeb, já que Mikko Hirvonen e Dani Sordo não preenchem os critérios e colaboraram para a temporada decepcionante da marca francesa. Para além disso, Kris Meeke e mesmo Robert Kubica não são ainda os pilotos ideais para preencher esse critério.
Veremos o que os próximos tempos dirão. Mas o belga é definitivamente o piloto do momento.
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