quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Adrian Newey explica como vão ser as alterações para 2014

Adrian Newey refere que as grandes alterações para a temporada de 2014 não vão ser tão radicais como em 2009. Em entrevista ao site da Formula 1, o projetista que trabalha atualmente na Red Bull, mas que teve passagens por March, Williams, McLaren, afirmou que com o aumento da importância dos motores sobre a aerodinâmica, a grande questão é saber quem terá o melhor conjunto chassis-motor que permita dominar o pelotão na próxima temporada.

"As mudanças aerodinâmicas são grandes, mas são menores do que as que tivemos em 2009. Então, sim, há a chance de que uma equipe venha com um carro que é melhor do que o de seus rivais, mas em cima do que você terá de mudanças nos motores.", começou por dizer o projetista de 54 anos.

"O que é absolutamente incerto neste momento é se um fabricante de motor será capaz de vir com uma vantagem significativa. Mas o carro que superará todos os outros será o que tiver a combinação de um bom motor e um bom chassis. Se um deles não funcionar, haverá um problema. Quem virá com a combinação ideal? Este é o grande jogo de adivinhação para todos e é o que adiciona tempero para a temporada 2014", continuou.

Falando também sobre a aparência dos carros na próxima temporada, Newey afirmou que as projeções já feitas até aqui são um tanto quanto exageradas, mas, reconhece que podem não agradar aos puristas. "O ideal é que o carro seja rápido e tenha um design elegante. Mas todo mundo no paddock prefere um carro rápido a um carro atraente. É isso o que acontece. Sim, para mim seria bom se fosse dado um pouco mais de consideração à estética na elaboração dos regulamentos. Mas ser rápido é mais importante do que ser bonito.", comentou.

Explicando a seguir sobre os seus métodos de trabalho quando projeta os seus chassis em cada temporada, o projetista - que é conhecido pela sua aversão aos computadores e programas especializados em CAD - mostra como é que trabalha com os regulamentos e ver o que pode ser feito.
  
"A primeira coisa que você faz é ler os regulamentos. Com muito cuidado. Você tenta ler o que eles realmente dizem, mais do que o que pretenderam dizer, porque isso nem sempre é a mesma coisa. Então você tenta entender os regulamentos do pacote aerodinâmico e mecânico e o que parecem ser as melhores soluções para estas diferentes áreas." começou por explicar.

"Você vai embora e pesquisa. Haverá um momento em que tentas trazer tudo junto de volta novamente. Para mim, essa é a parte importante: o produto final deve ser um todo, não vários pedaços juntados num grupo. Na verdade, você desenvolve uma sensibilidade para este procedimento. O cérebro é uma coisa incrível: você pode estar fazendo algo completamente diferente, talvez fazendo uma xícara de chá, e de repente você sabe o certo do errado", concluiu.

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