Em Jerez, na véspera dos primeiros testes da nova temporada, a Toro Rosso mostrou o seu novo carro, que promete ser um "divisor de águas" para a marca de Faenza, que este ano começa a ter uma maior intimidade com a "casa mãe", a Red Bull, com o mesmo motor Renault e muito do desenvolvimento partilhado, apesar do carro ser desenhado por James Key.
Apresentado pelos seus pilotos, o estreante russo Daniil Kvyat e pelo francês Jean-Eric Vergne, o seu novo bico segue a tendência da Williams, McLaren e Sauber - ou seja, um nariz "à Gonzo" - contudo, a sua frente é bem mais alta do que os exemplos anteriores, o que poderá ser uma antecipação ao que vêm ai amanhã, quando a Red Bull apresentar o seu RB10, também em Jerez.
Quando comentado sobre o novo carro, o russo de 19 anos afirma esperar não existir grandes diferenças no estilo de pilotagem do STR9 dos outros carros que experimentou num passado recente: "Algumas coisas irão mudar na pilotagem. Acho que vai ser diferente, mas não muito, para ser honesto. Eu não acredito que vai ser algo do género 'uau, isso é uma grande mudança'", começou por afirmar.
"No final do dia, você tem que pilotar rápido para entender onde há mais aderência nas curvas e assim por diante. O foco será tentar descobrir qual é a melhor linha para otimizar as diferentes fases de uma curva. Isso não vai mudar, mas ainda não sei exatamente o que esperar, porque ainda não pilotei este carro. Vai ser um desafio muito grande para toda a gente", prosseguiu.
Já Franz Tost, o manager da Toro Rosso, afirmou que a temporada que aí vêm será interessante, e que o trabalho foi duro, com o intuito de ter o carro pronto a tempo de ser mostrado e estreado na pista espanhola: "A temporada de 2014 vai ser bem interessante em vários pontos de vista. Vai ser um ano de novas estratégias", começou por afirmar. "Nunca trabalhei tão duro como foi neste ano, com o STR9. A equipa trabalhou até às duas da manhã na fábrica para que tudo ficasse pronto a tempo", concluiu.
O carro vai começar a rolar amanhã em Jerez, para os primeiros testes da temporada.
Quando comentado sobre o novo carro, o russo de 19 anos afirma esperar não existir grandes diferenças no estilo de pilotagem do STR9 dos outros carros que experimentou num passado recente: "Algumas coisas irão mudar na pilotagem. Acho que vai ser diferente, mas não muito, para ser honesto. Eu não acredito que vai ser algo do género 'uau, isso é uma grande mudança'", começou por afirmar.
"No final do dia, você tem que pilotar rápido para entender onde há mais aderência nas curvas e assim por diante. O foco será tentar descobrir qual é a melhor linha para otimizar as diferentes fases de uma curva. Isso não vai mudar, mas ainda não sei exatamente o que esperar, porque ainda não pilotei este carro. Vai ser um desafio muito grande para toda a gente", prosseguiu.
Já Franz Tost, o manager da Toro Rosso, afirmou que a temporada que aí vêm será interessante, e que o trabalho foi duro, com o intuito de ter o carro pronto a tempo de ser mostrado e estreado na pista espanhola: "A temporada de 2014 vai ser bem interessante em vários pontos de vista. Vai ser um ano de novas estratégias", começou por afirmar. "Nunca trabalhei tão duro como foi neste ano, com o STR9. A equipa trabalhou até às duas da manhã na fábrica para que tudo ficasse pronto a tempo", concluiu.
O carro vai começar a rolar amanhã em Jerez, para os primeiros testes da temporada.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...