No dia a seguir ao final da primeira bateria de testes no minusculo emirado barenita, é bom olharmos para os tempos daqueles dias e ver que conclusões poderemos tirar. É mais do que certo que se confirma a tendência dos motores Mercedes serem os melhores, e que os Renault têm muito caminho pela frente, pelo menos até ao inicio da temporada europeia. Mas agora que os motores franceses começaram a andar muitas mais voltas do que aconteceu em Jerez, ficas ainda mais espantado com a diferença de tempos entre eles e os Mercedes. Cheguei a ler cinco, seis, sete, oito, nove... até 12 segundos de diferença!
O melhor exemplo disso veio na passada quinta-feira de Kamui Kobayashi, o piloto japonês da Caterham, que comentou sobre o seu carro, onde em linha reta, os motores Renault serão 20 a 30km/hora mais lentos do que Ferrari e Mercedes.
“No momento, definitivamente, estamos muito fracos, então damos o máximo de oportunidades para eles trabalharem e depois vamos trabalhar no nosso carro. Estamos esperando pelo motor”, começou por dizer.
“Durante os testes, encontramos outros carros e podemos ver claramente que os da Mercedes são muito mais rápidos nas retas, 20 a 30 km/h a mais, e isso significa pontos de travagem diferentes, tudo, se tivéssemos a potência correta”, comparou o piloto.
“Vamos ver o que podemos fazer rapidamente. No momento, estamos bem atrasados”, concluiu o piloto japonês.
Dias depois, voltou à carga e comparou os tempos com os da GP2, e foi demolidor: “Nós não estamos em condição de corrida por aqui, mas se estivéssemos, acho que deveríamos trazer um carro da GP2. O tempo da volta mais rápida ainda está na GP2. Precisamos trabalhar, mas, neste momento, se tivéssemos que correr, eu acho que não seria na Formula 1. Olhando para o tempo de volta, preciso ficar preocupado. Não posso estar feliz, mas preciso pensar no que podemos fazer. O tempo é muito curto, precisamos pensar sobre a fiabilidade, mas também sobre o desempenho. Temos que tentar o quanto pudermos.”, declarou.
Dias depois, voltou à carga e comparou os tempos com os da GP2, e foi demolidor: “Nós não estamos em condição de corrida por aqui, mas se estivéssemos, acho que deveríamos trazer um carro da GP2. O tempo da volta mais rápida ainda está na GP2. Precisamos trabalhar, mas, neste momento, se tivéssemos que correr, eu acho que não seria na Formula 1. Olhando para o tempo de volta, preciso ficar preocupado. Não posso estar feliz, mas preciso pensar no que podemos fazer. O tempo é muito curto, precisamos pensar sobre a fiabilidade, mas também sobre o desempenho. Temos que tentar o quanto pudermos.”, declarou.
Em suma, a Renault e as equipas que têm os seus motores irão ter muitos problemas. E pelo que se conta, vai ser assim até ao inicio da temporada europeia, em Barcelona.
É verdade que os testes mostram que os carros com motor Mercedes são os melhores, com os motores que equipam a casa-mãe, e os que estão na Williams, McLaren e Force India a acumularem quilómetros e a fazerem simulações de corrida, para estarem em forma para Melbourne. Mas fala-se que na realidade, os melhores motores poderão até ser os da Ferrari. É que andando ao mesmo nível dos Mercedes, podem não estarem a fazer com toda a sua potência, logo, têm potencial para melhorar ainda mais e podem estar a esconder o jogo.
Francamente, não acredito muito nisso. É certo que estão a testar muito no motor para ver se conseguem superar a concorrência e alcançar um título que lhes foge desde 2007, mas até a pensar que eles possam estar a esconder o jogo, creio que seja um pouco excessivo. É que eles rodaram cerca de metade daquilo que rodou a Mercedes...
A última bateria de testes no Bahrein acontecerá no fim de semana do Carnaval, mas eu suspeito que não deverá haver grandes alterações nesse campo, e isso poderá significar que a partir de meados de março, a nova era da Formula 1 vai ter um inicio completamente diferente da anterior. Isso é certo.
É verdade que os testes mostram que os carros com motor Mercedes são os melhores, com os motores que equipam a casa-mãe, e os que estão na Williams, McLaren e Force India a acumularem quilómetros e a fazerem simulações de corrida, para estarem em forma para Melbourne. Mas fala-se que na realidade, os melhores motores poderão até ser os da Ferrari. É que andando ao mesmo nível dos Mercedes, podem não estarem a fazer com toda a sua potência, logo, têm potencial para melhorar ainda mais e podem estar a esconder o jogo.
Francamente, não acredito muito nisso. É certo que estão a testar muito no motor para ver se conseguem superar a concorrência e alcançar um título que lhes foge desde 2007, mas até a pensar que eles possam estar a esconder o jogo, creio que seja um pouco excessivo. É que eles rodaram cerca de metade daquilo que rodou a Mercedes...
A última bateria de testes no Bahrein acontecerá no fim de semana do Carnaval, mas eu suspeito que não deverá haver grandes alterações nesse campo, e isso poderá significar que a partir de meados de março, a nova era da Formula 1 vai ter um inicio completamente diferente da anterior. Isso é certo.
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