Sebastien Buemi tornou-se no primeiro piloto da Formula E a repetir a vitória no campeonato. Depois de ter vencido em Punta del Leste, em dezembro, o piloto suíço da e.dams repetiu a vitória nas ruas do Mónaco, após ter aguentado os ataques de Lucas di Grassi, liderando de ponta a ponta. Nelson Piquet Jr., o vencedor em Long Beach, foi o terceiro classificado, na frente de Sam Bird e Jerôme D'Ambrosio. António Félix da Costa conseguiu aproveitar a confusão na primeira curva para chegar ao décimo posto, o último lugar pontuável.
Poucas horas depois de Sebastien Buemi ter feito a pole-position, e de Nelson Piquet ter acusado Lucas di Grassi de o ter bloqueado durante uma volta rápida em La Rascasse, máquinas e pilotos preparavam-se para a sétima corrida da temporada inaugural da Formula E, corrida numa versão do mítico circuito de Monte Carlo, mais pequena, pois não tinha curvas como Massenet, Casino, Murabeau, Portier, o gancho do Hotel Loews e naturalmente, o túnel. Com uma grelha equilibrada e tempos na casa dos 55 segundos, esperava-se que a corrida seria emocionante.
Antes disso, havia a noticia de quatro penalizações: os carros de Loic Duval, Karun Chandhok e Jaime Alguersuari iriam ser penalizados em dez lugares porque mudaram o seu sistema de baterias. Mas antes da corrida, soube-se de uma quarta penalização, a de nick Heidfeld. Para António Félix da Costa, que tinha batido em Tabac e largaria da última posição, isso implicaria a subida em uma posição, pois iria aproveitar a penalização do indiano da Mahindra.
A partida começou com um "Big One" na curva de Ste. Devote, quando Daniel Abt abrandou após um toque e na apertada descida para a Chicane do Porto, Bruno Senna subiu pel carro da Abt, danificando e causando mais estragos noutros carros, como os de Vitantonio Liuzzi, Salvador Duran, Jaime Alguersuari e Jean-Eric Vergne. O facto de os carros terem ficado no meio da pista, quase a bloquearem fez com que a organização lançasse logo o Safety Car, dando tempo para que os comissários de pista pudessem tirar os carros o mais depressa possivel.
A corrida recomeçou na volta 4, com Piquet Jr. tentava passar D'Ambrosio, que conseguiu duas voltas depois, na travagem para a chicane do Porto. Após isso, foi atrás de Di Grassi, que perseguia Buemi para a liderança. Mas as coisas ficaram assim até à troca de carros, na volta 24. O primeiro foi Lucas di Grassi, seguido de Sarrazin, Prost, Heidfeld e Félix da Costa. Buemi foi às boxes duas voltas depois, ao mesmo tempo em que Piquet Jr. Buemi manteve a liderança, mas aguentou um ataque do brasileiro da Abt à liderança. Atrás, Sam Bird era agora quarto, enquanto que Félix da Costa estava na oitava posição, depois de passar Nick Heidfeld nas boxes.
A segunda parte da corrida manteve o duelo Buemi-Di Grassi, com Piquet Jr logo a seguir, pressionado por Bird. O piloto brasileiro da Abt decidiu salvar um pouco a energia e deixou escapar o suiço da e.dams, enquanto que D'Ambrosio conseguiu colar-se à traseira de Bird. Isso fez com que Piquet encostasse a Di Grassi na volta 41 e passar ao ataque. Os ataques foram fortes, e os toques foram leves, mas não houve mudanças no comando.
Na parte final, Félix da Costa perdeu duas posições para Scott Speed e Charles Pic, mas conseguiu segurar os ataques de Nick Heidfeld para ficar com a última posição pontuável, a décima.
No campeonato, Di Grassi abriu mais uns pontos no comando sobre Piquet Jr, com o brasileiro da Abt a ter 93 pontos, contra os 89 de Piquet, enquanto que Buemi subiu ao terceiro posto, tendo agora 83 pontos. Nicolas Prost é o quarto, com 77, enquanto que Félix da Costa desce um lugar na geral, sendo sétimo, em troca com Jerôme D'Ambrosio.
A próxima prova da Formula E será a 23 de maio, em Berlim.
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