sexta-feira, 31 de julho de 2015

Renovo Electric quer fornecer as baterias à Formula E

Já falei há uns tempos sobre a competição para fornecer os motores dos carros de Formula E para a temporada de 2016-17, onde a Williams tem a concorrência da croata Rimac nessa tecnologia. Contudo, esta quinta-feira, surgiu mais um concorrente nesse concurso, e ele vem dos Estados Unidos, mais concretamente um construtor que se tornou famoso graças a uma réplica eletrica de um Shelby Cobra. A Renovo Motors, vindo da zona de Silicon Valley, afirma que desenvolveu uma bateria "revolucionária" que quer usar no automobilismo.

"Temos vindo a trabalhar em tecnologia avançada relacionada aos veículos elétricos há mais de cinco anos", começou por dizer Christopher Heiser, o presidente da companhia, à Motorsport.com. "Na maioria das vezes fazia de modo de cauteloso, a fim de criar a plataforma. Lançamos o Renovo Coupe em 2014 e temos vindo a testá-lo desde então, quer na estrada, quer na pista, para melhorar o desempenho e a fiabilidade."

Heiser afirmou que teve conversas com Alejandro Agag, o diretor da competição, sobre um possivel envolvimento no campeonato. "Ambos queremos ver carros de corrida elétricos mais poderosos e que durem mais tempo. Estamos a tentar responder a esses desafios", disse. "Desde que encontramos com Alejandro, estamos a gastar tempo com a Fórmula E, conversando com as equipas e fornecedores para descobrir o que é preciso para fazer para melhorar esta competição, tornar as corridas mais emocionantes e divertidas de assistir. Queremos que a Fórmula E tenha sucesso", concluiu.

Impressionado com os elevados padrões de Fórmula E, e com o pelotão a ser preenchido por ex-pilotos de Fórmula 1, Heiser sente-se otimista sobre a ideia de que outras categorias do automobilismo se seguirão e que aparecerá uma nova era. "Estamos apenas no começo de uma nova era. Isto vai mudar a maneira como as pessoas pensam sobre carros potentes, para além de que é um desenvolvimento muito emocionante. Estamos felizes em desempenhar o nosso papel neste processo. Não podíamos estar mais felizes", continuou.

"A coisa mais louca sobre Formula E é que os regulamentos não estão a retrair as equipas, bem pelo contrário, estão a empurra-las para a frente graças às especificações fornecidas por Jean Todt e pela FIA. O roteiro técnico proposto é um enorme desafio e certamente não vai ser simples para os engenheiros no sentido de alcançar o desempenho que pretendem. Isso é prova da grande liderança na FIA e irá inspirar também", concluiu.

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