Com o tempo curto entra a qualificação e a corrida, os receios sobre a possibilidade desta acontecer debaixo de forte chuva como tinha acontecido nos últimos dois dias eram reais. Mas quem tinha lido os gráficos da meteorologia sabia que havia duas boas noticias: primeiro, o furacão "Patricia" tinha-se dissipado, perdendo totalmente a sua força, e segundo, a chuva iria parar á hora da corrida e a pista secaria, mas não o suficiente para largarem com pneus inermédios. Pelo menos nas primeiras voltas...
Quatro horas depois da qualificação, e ainda com a pista molhada - mas sem chuva - a corrida começa com Lewis Hamilton a passar Nico Rosberg logo na primeira curva, ficando com a liderança, enquanto que Daniel Ricciardo ficou com o segundo posto, aproveitando o facto de Rosberg ter ido para a escapatória de asfalto. A partir dali, o inglês tentou afastar-se da concorrência, mas os Red Bull estavam a ter a sua grande tarde, especialmente o Daniil Kvyat, que acompanhava Hamilton, não o deixando escapar. Rosberg era quinto, enquanto que atrás, os Ferrari tentavam recuperar o tempo perdido. Atrás, Will Stevens foi o primeiro a abandonar, seguido por Valtteri Bottas, que estava a ter um fim de semana infernal.
Com o passar das voltas, Ricciardo começou a recuperar posições, passando Kvyat e a atacar Hamilton. E na volta 15, o australiano aproveitava que a pista estava a secar e os pneus estavam a ser mais eficazes para ficar com a liderança da corrida. Atrás, os Ferrari lutavam com... Max Verstappen pelo sexto posto, apesar dos protestos de Kimi Raikkonen. E claro, tudo isto dava espaço para Sergio Perez se afastar.
Contudo, na volta 20, Raikkonen bate nas barreiras... e vai continuar. Numa altura em que a pista já estava suficientemente seca para que os pilotos trocassem para os slicks. Começaram as trocas, mas nessa altura, Daniil Kvyat tentava aguentar os ataques de Lewis Hamilton, apesar das saídas de pista. E atrás, Sebastian Vettel voava, fazendo tempos dois segundos mais velozes do que a concorrência! Cedo chegou ao quarto posto, enquanto que na frente, Nico Rosberg era o novo lider.
Na volta 25, Felipe Massa sofre um furo e acaba por se retirar, numa altura em que Vettel tentava alcançar Hamilton para o terceiro posto. E logo a seguir, os engenheiros da Ferrari pediam a Raikkonen para que abandonasse, pois os travões começavam a incandescer. Contudo, quando Marcus Ericsson para no meio da pista, na volta 28, entra o Safety Car. Por esta altura, já circulavam 14 carros em pista, e nessa altura, Vettel trocava de pneus para tentar ir até ao fim com o mesmo jogo.
O SC volta às boxes apenas na volta 32 (depois de retirarem um cone do meio da pista, na primeira curva) e quando recomeça, Rosberg fica com a liderança e Vettel é quarto, com os pneus médios calçados. Pouco depois, passou Ricciardo e ficou com o terceiro posto, tendo apenas os Mercedes na sua frente. O australiano lutou e recuperou o lugar, mas o alemão não desistiu e conseguiu ficar com o terceiro posto. Atrás, os Red Bull também eram ameaçados... pelo Toro Rosso de Max Verstappen. Na volta 35, Kvyat sai mais largo e o holandês fica com o quinto posto, indo atrás de Ricciardo. Pouco depois, ele passa o piloto australiano.
E na volta 36, Hulkenberg toca em Ricciardo, com o nariz e a suspensão do alemão a se partir. O piloto da Force India tornou-se no sétimo abandono da corrida, com a organização a colocar pela segunda vez o VSC, para que se possa recolher o carro. Mas com isso, a estratégia de Vettel para apanhar os Mercedes tinha ido por água abaixo, e Rosberg aproveitou o momento para trocar de pneus, deixando Hamilton na frente.
Na volta 40, voltou de novo a bandeira verde, com Hamilton a ficar na pista, depois de avisado de que Vettel não iria mais às boxes até ao fim. Atrás, os McLaren de Jenson Button e Fernando Alonso eram... quinto a sexto classificados, o que nos fazia pensar se estariamos realmente em 2015! Mas na volta 43, o SC entrava pela terceira vez quando Daniil Kvyat bateu forte, danificando o seu carro e ficando parado no meio da pista. Agora, havia apenas 12 carros em pista.
Três voltas depois, o SC volta a recolher às boxes e a tensão aumentava, pois Rosberg estava encostado em Hamilton e este iria tentar passar para a liderança, com... Max Verstappen no terceiro posto. Vettel tentou atacar, mas o holandês fechou a trajetória primeiro, para o alemão ultrapassar depois. Na frente, Rosberg atacava o inglês, mas cometeu um erro e entregou a liderança - e o campeonato - ao inglês.
Atrás, havia emoção, com Button a chegar ao sexto posto, atrás de Perez, enquanto que Alonso sofria com problemas no seu motor, o que faz com que caisse para o décimo posto, passado até por Felipe Nasr, e tinha até Alexander Rossi aproximando-se!
Mas na frente, estava tudo decidido: Lewis Hamilton iria vencer a corrida... e o campeonato, com Sebastian Vettel a apanhar Nico Rosberg, mas a não conseguir passar. Assim, na bandeira de xadrez, Hamilton entrava na história ao entrar no restrito clube dos tricampeões. Max Verstappen conseguiu repetir o seu melhor resultado do ano, na frente de Sergio Perez, Carlos Sainz Jr, e Jenson Button, que voltava a fazer um bom resultado para a "McLaren de GP2". Pastor Maldonado, Felipe Nasr e Daniel Ricciardo fecharam o "top ten", na frente de Alexander Rossi, que conseguia o melhor resultado do ano para a Manor.
Com o campeonato resolvido, agora temos três provas até ao final da temporada onde se espera que se possa ver mais alguma da diversão que vimos hoje em Austin. Graças ao boletim meteorológico...
Com um "companheiro de equipe" como Nico Rosberg, quem não gostaria de tê-lo?
ResponderEliminarEstá comprovadíssimo que Nico é piloto de nível intermediário. Não há mais "espaço" para ele na equipe prateada, porque Lewis Hamilton tem todo o time "trabalhando" pra ele.
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