Tudo indicava que iriamos ter mais do mesmo na Catalunha. Mas como muitos de nós aprendemos ao longo da nossa vida, nunca se ganham corridas antes de cruzarmos a meta. E no caso de Sebastien Ogier, o piloto francês tinha tudo para ganhar quando um acidente na última classificativa lhe tirou a chance de vencer, como também deu ao norueguês Anders Mikkelsen a sua primeira vitória no WRC, na frente de Jari-Matti Latvala e Dani Sordo, no seu Hyundai.
"Nem sei o que dizer. Não queria obter a minha primeira vitória assim. É surreal. Tivemos dificuldades na terra mas andámos a fundo no asfalto. Demos tudo o que tínhamos. Vou chorar na ligação", afirmou quando soube da noticia.
Eram seis as classificativas que faltavam para completar o rali catalão, neste domingo, e começaram com Anders Mikkelsen ao ataque, pela simples razão de que o segundo lugar não estava longe dali e o piloto norueguês queria obtê-lo para poder estar presente caso Ogier tivesse algum deslize. Aproximou-se de Latvala e foi assim nas classificativas seguintes, ora com o finlandês a levar a melhor, ora com o norueguês a ser o mais veloz, tudo, obesrvado por um Ogier que geria a vantagem.
Mas na segunda passagem pela classificativa de Guiamets, Latvala sofre um furo e perde nove segundos para Mikkelsen, obrigando a abdicar da luta pelo segundo posto, com Dani Sordo bem atrás, lutando com Kris Meeke pelo terceiro posto. O finlandês admitia a derrota: "Esta luta terminou. A diferença é demasiado grande. Não consigo ripostar", lamentava, enquanto que Mikkelsen afirmava que "estava a gostar desta guerra".
Mas isto nunca acaba até ao fim. Na classificativa seguinte, o norueguês fez um pião e perdeu sete segundos, dando esperanças do segundo lugar a Latvala. E mesmo com o ataque do finlandês Mikkelsen conseguiu manter o posto. E numa das alturas mais importantes, que foi quando Ogier - que tinha um avanço de 40 segundos! - despistou-se na última classificativa e acabou por desistir. No final, foram 3,1 segundos que separaram Mikkelsen de Latvala, e claro, a sua primeira vitória no WRC, aos 26 anos de idade.
Quanto a Dani Sordo, conseguiu por fim superar Kris Meeke e ficar com o terceiro lugar, mesmo tendo ficado a 21,3 segundos do vencedor. E o britânico ficou na frente de Mads Ostberg, no segundo Citroen, enquanto que Hayden Paddon foi o sexto, na frente de Martin Prokop e Thierry Neuville. A fechar o "top ten" ficaram o sueco Pontus Tidemand, o melhor dos WRC2, e o checo Jan Kopecky.
Com isto, Ogier continua com 238 pontos, mas é o campeão do mundo, contra os 180 de Jari-Matti Latvala, e os 154 de Anders Mikkelsen. O WRC termina em paragens galesas, entre os dias 13 e 15 de novembro.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...