Alexander Wurz é de uma rara estirpe. Não tanto em termos de pilotagem - uma carreira modesta na Formula 1, com três pódios e uma volta mais rápida em 69 Grandes Prémios - mas em termos de carácter. Aos 41 anos de idade, este versátil piloto, com duas vitórias nas 24 Horas de Le Mans, anunciou esta terça-feira que se retirará da competição no final desta temporada. Atualmente, é um dos pilotos oficiais da Toyota no Mundial de Endurance.
E quando falo da "rara estirpe", não falo só na sua versatilidade - Formula 1 e Endurance - mas também nas coisas que fez nos bastidores. É o atual presidente da GPDA (a Assicoação de Pilotos), está no Instituto FIA de Segurança Rodoviária e ajudou Hermann Tilke a desenhar o circuito de Austin. Talvez seja por isso que esse é dos poucos que se aproveitam, e talvez seja esse o truque...
A única coisa do qual Wurz dava nas vistas era a sua altura. Ele é muito alto - 1.92 metros - e começou a sua carreira... nas bicicletas, ao ser campeão do mundo de BMX aos 12 anos, em 1986. E ainda não larogu essas origens, com uma equipa de "mountain bike" e no inicio da década passada, ter feito uma bicicleta com o seu nome.
Mas há outra coisa do qual ainda diz que faz parte dessa rara estirpe: é aquela que sabe quando deve sair, e dos que vêm o automobilismo para além de estar atrás de um volante e guiar. Nem toda a gente sai quando deve sair, umas vezes é pelo vicio da adrenalina, outras é por teimosia, quando se vê que já não tem mais o ritmo que o fez famoso. E também sabe que o automobilismo não acaba na pista ou na parte técnica, daí estar envolvido no aspecto da segurança rodoviária. E isso, hoje em dia, também ajuda.
No final, poderemos dizer que vamos ter saudades da versatilidade deste piloto. E claro, que seja feliz na sua nova vida.
E quando falo da "rara estirpe", não falo só na sua versatilidade - Formula 1 e Endurance - mas também nas coisas que fez nos bastidores. É o atual presidente da GPDA (a Assicoação de Pilotos), está no Instituto FIA de Segurança Rodoviária e ajudou Hermann Tilke a desenhar o circuito de Austin. Talvez seja por isso que esse é dos poucos que se aproveitam, e talvez seja esse o truque...
A única coisa do qual Wurz dava nas vistas era a sua altura. Ele é muito alto - 1.92 metros - e começou a sua carreira... nas bicicletas, ao ser campeão do mundo de BMX aos 12 anos, em 1986. E ainda não larogu essas origens, com uma equipa de "mountain bike" e no inicio da década passada, ter feito uma bicicleta com o seu nome.
Mas há outra coisa do qual ainda diz que faz parte dessa rara estirpe: é aquela que sabe quando deve sair, e dos que vêm o automobilismo para além de estar atrás de um volante e guiar. Nem toda a gente sai quando deve sair, umas vezes é pelo vicio da adrenalina, outras é por teimosia, quando se vê que já não tem mais o ritmo que o fez famoso. E também sabe que o automobilismo não acaba na pista ou na parte técnica, daí estar envolvido no aspecto da segurança rodoviária. E isso, hoje em dia, também ajuda.
No final, poderemos dizer que vamos ter saudades da versatilidade deste piloto. E claro, que seja feliz na sua nova vida.
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Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...