A noticia de um suicídio é certamente uma perda irreparável. Pensamos que as pessoas simplesmente não suportam as pressões do dia-a-dia, entre outras coisas. Mas quando se associa isso a um super-carro, vale a pena investigar mais fundo, e o que se descobre nesta história vai além de um produto de um nicho que está sobrepovoado. E também a história do colapso de um grupo que vai além de um carro, e de duas pessoas, pai e filho, que vieram à procura de uma vida melhor e dos gigantes com pés de barro. É a história da Caparo, que é muito mais do que um carro parecido com um Formula 1.
No passado dia 8 de novembro, Angad Paul, de 45 anos (no canto inferior direito nesta foto), foi encontrado morto na frente do apartamento onde vivia. Aparentemente tinha pulado do seu apartamento, no oitavo andar. Para além de ser o diretor da Caparo plc, e de ser o filho de Swraj Paul, de 84 anos, o fundador do conglomerado, também tinha sido produtor cinematográfico, tendo financiado filmes como "Snatch" e "Um Mal Nunca Vêm Só" (Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes na versão brasileira), todos realizados por Guy Richie.
O desaparecimento de Paul acontece numa altura em que o grupo Caparo está com sérios problemas. Fundada em 1968 por Swraj Paul, a Caparo era inicialmente um grupo especializado em acabamentos para aço, especialmente no capitulo do "design". Ou seja, não era só estruturas para prédios mas também instrumentos de precisão ou arames, e também trabalhava na área da distribuição. Swraj Paul saiu de cena em 1996 para ser barão (Lord Paul) e ocupar o seu lugar na Câmara dos Lordes, e o seu filho Angad tornou-se o seu sucessor. Lord Paul tem uma fortuna estimada em dois mil milhões de libras, que recentemente tem usado não só para apoiar caridades, como também financiar o Partido Trabalhista em várias campanhas eleitorais.
Com Angad, a Caparo expandiu-se para a India, os Estados Unidos e a Europa, empregando mais de 1700 trabalhadores, mas tem vindo a sofrer nos últimos anos com o alto preço da energia, o alto preço da libra e a concorrência dos produtos vindos da China, mais baratos do que o costume. O resultado é que tem vindo a acumular prejuízos e no passado dia 19 de outubro, o grupo foi colocado sob administração judicial.
O que o carro tem a ver com isso? Basicamente a Caparo Vehicle Technologies é mais uma subsidiária, e fez o projeto T1, basicamente um supercarro com aspirações a ser um Formula 1 de estrada. Fundada em 2006 como Freestream, é o projeto de Graham Halstead e Ben-Scott Geddes, dois engenheiros que tinham trabalhado na McLaren, com assistência de... Gordon Murray. É um carro que pesa "apenas"... 470 quilos, com um motor V8 de 3.5 litros e chassis feito em fibra de carbono. É um monolugar coberto, com as rodas cobertas e um aileron traseiro, quase a lembrar os carros de Can-Am da segunda metade da década de 70, quando reaproveitaram antigos carros de Formula 5000. A velocidade máxima é de 330 km/hora, e vai dos 0 aos 100 em 2,5 segundos.
Apresentado em 2006 no Mónaco, perante o Principe Alberto... e Murray Walker, teve problemas durante os ensaios para a imprensa. Jason Plato, piloto do BTCC e um dos apresentadores do Fifth Gear, sofreu queimaduras em 2007 quando descobriu que o carro que testava tinha um defeito no sistema de óleo, que derramou sobre o motor e fez pegar fogo ao carro. Também houve problemas quando Jeremy Clarkson testou o carro, especialmente quando descobriu que o carro tinha dificuldades em passar por lombas de estrada, devido à sua escassa distância ao solo. Para piorar as coisas, um painel soltou-se quando fazia uma corrida na pista de testes, embora sem consequências de maior.
No final, o carro foi um dos mais velozes na pista, mas Calrkson descreveu a experiência como "assustadora".
A Caparo disse depois que planeava fazer 25 carros por ano, vendidos a 235 mil libras cada um, mas até 2012, segundo os números existentes, apenas 16 carros foram vendidos, o que demonstra que este nicho de mercado era realmente inalcançável para a marca... e não há planos para mais modelos para serem produzidos. Modelos mais... terrestres. Mas provavelmente com a falência da empresa, a raridade de tal carro poderá ser ainda mais elevado. E se calhar, mais cobiçado.
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