Há algumas semanas, quando passaram os 60 anos sobre o acidente mortal de James Dean, falei sobre o Porsche que ele estava quando teve o seu acidente mortal, e como este ano, após 55 anos sobre o misterioso desaparecimento do carro, poderia ter aparecido uma pista sólida sobre a possível localização do carro. Pois bem, este domingo apareceu mais um dado sobre esse mistério e a sua possivel resolução, e envolve um nome conhecido: o preparador George Barris, que construiu carros como o Batmobile original e o carro da série de TV "The Munsters".
Barris, que morreu no passado dia 5, aos 89 anos, foi dono dos destroços do Porsche entre 1956 e 1960, e expunha-os em exposições montadas um pouco pelo país, para alertar sobre os perigos na estrada. Mas nesse ano, quando o carro regressava de uma exposição na Florida, o carro simplesmente desapareceu. Há quem diga que foi a policia que, cansada dos acidentes e da aura de "carro maldito" que ele já tinha, pegou nele e pura e simplesmente o desfez numa sucateira, algures na California.
Mas um homem afirma o contrário, e baseia-se nisso... numa sessão de hipnose.
Shawn Riley tem 47 anos e é do estado de Washington. Um dia, foi ao psiquiatra para saber a razão de uma cicatriz que tinha no seu dedo. Isso tornou-se numa sessão de hipnose regressiva que revelou algo fantástico. algo que aconteceu em 1974, e envolveu... o próprio Barris. Segundo conta, o pai de Riley, um carpinteiro, tinha sido contratado para fazer um trabalho, que consistia em esconder um carro por trás de uma parede. Riley, então com seis anos, poderá ter-se cortado nos destroços do próprio carro.
A ser verdade, isto levaria a algo mais nebuloso, a que Barris poderia ter escondido o carro de propósito para ficar com o dinheiro do seguro. Algo que o seu advogado, Ed Lozzi, não confirmou... nem desmentiu numa declaração que fez poucos dias antes de Barris morrer.
É que o preparador, apesar de ser um dos mais míticos na sua área, não era flor que se cheire. Na década passada decidiu modificar um DeLorean para ficar parecido com um dos usados no "Regresso ao Futuro", tempos depois de restaurar um, que foi exposto no Petersen Auto Museum em Los Angeles. Contudo, ele começou a gabar-se que tinha sido ele a fazer os carros para o filme e a Universal decidiu processá-lo em 2007 por apropriação indevida. Para piorar as coisas, ele também gabava que tinha trabalhado no desenho do carro ao lado de John DeLorean, o que também não era verdade.
Contudo, caso seja encontrado, outro problema aparecerá de imediato: quem é realmente o dono dos restos do Porsche? Barris ficou com o chassis, mas sem o motor, que tinha sido retirado pelo anterior dono, William F. Eschrich, um médico de Los Angeles, que também ficou com os documentos do carro. E de acordo com os registos feitos nessa altura, a propriedade era vista pelo numero do motor e não do chassis. Lee Raskin, advogado, autor de um livro sobre Dean e o carro, e também um forte critico de Barris, afirma que o carro pretence aos descendentes de Eschrich, apesar de ele ter vendido o chassis ao preparador.
Contudo, caso seja encontrado, outro problema aparecerá de imediato: quem é realmente o dono dos restos do Porsche? Barris ficou com o chassis, mas sem o motor, que tinha sido retirado pelo anterior dono, William F. Eschrich, um médico de Los Angeles, que também ficou com os documentos do carro. E de acordo com os registos feitos nessa altura, a propriedade era vista pelo numero do motor e não do chassis. Lee Raskin, advogado, autor de um livro sobre Dean e o carro, e também um forte critico de Barris, afirma que o carro pretence aos descendentes de Eschrich, apesar de ele ter vendido o chassis ao preparador.
E para quê todo este alvoroço sobre a propriedade do carro? É que estão um milhão de dólares em jogo. É o que o diretor do Volo Auto Museum, em Illinois, está disposto a pagar para ter o carro em sua posse... se existir. E quer dar esse dinheiro aos seus donos. Se são Eschrich ou Barris, esse é o problema, e para se falar disto, é altamente provável que o carro que Dean teve até ao dia da sua precoce morte, aos 24 anos, ainda exista. E seria um dos achados do século automobilístico, caso apareça.
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