O segundo dia do Rali de Gales mostrou que Sebastien Ogier afastou-se cada vez mais da concorrência, com o piloto francês a conseguir um avanço de 35,2 segundos sobre Kris Meeke, enquanto que Anders Mikkelsen é o terceiro classificado, a um minuto de distância. O dia também ficou marcado pelo acidente de Thierry Neuville, que capotou fortemente com o seu Hyundai.
Com nove especiais a serem corridos neste sábado, o dia começou com Sebastien Ogier a aumentar a sua vantagem perante a concorrência, especialmente Kris Meeke, mas não foi o vencedor, que esse ficou nas mãos de Thierry Neuville. O piloto da Hyundai começou por vencer as duas primeiras especiais do dia, tentando recuperar tempo perdido. Nessa mesma altura, Jari-Matti Latvala, que tinha voltado à estrada através do "Rally2", tinha tido problemas de transmissão insoluveis e acabou por desistir de vez.
Nas classificativas seguintes, Ogier controlava o avanço de Meeke, apesar de Anders Mikkelsen ter vencido na nona especial. Só na décima, a segunda passagem por Dyfi é que o francês apareceu na lista de vencedores, ganhando um avanço de 5,6 segundos sobre o britânico. Por esta altura, o piloto da Citroën admitia que estáva "contente com esta posição" e que pretendia "sobretudo evitar toques ou saídas de estrada".
Uma decisão sensata, porque por esta altura, outros iam para além dos limites. E foi o que aconteceu a Thierry Neuville na 11ª especial, em Dyfnant, quando o piloto da Hyundai capotou fortemente, sem consequências fisicas para o piloto e o seu navegador. Mas o carro ficou no meio da estrada e parou alguns pilotos, incluindo... Ogier. Resultado final, perdeu quase meio minuto e perdeu a liderança para Meeke. Contudo, a organização da prova corrigiu o tempo perdido e o devolveu ao piloto francês.
Até ao final, Ogier venceu a 12ª especial, enquanto que Tanak foi o triunfador na 13ª, altura, numa altura em que o piloto estónio consolidava o seu quarto posto, embora estivesse a dez segundos de Dani Sordo, o melhor dos Hyundai.
As 14ª e 15ª especiais - as segundas passagens por Dyfnant e Aberhinant - aconteceram de noite, e ali a Volkswagen foi a melhor, primeiro com Anders Mikkelsen, e depois por Sebastien Ogier. Ali, a Volkswagen alcançava a marca das 500 classificativas ganhas, e claro, Ogier demonstrava satisfação pelo seu dia. "Para nós foi um grande dia", começava por comentar Ogier no final da PEC15. "Houve condições muito duras e imensa água. As especiais noturnas até estavam razoáveis porque tanta água acabou por arrastar a lama dos troços", concluiu.
No final do dia, a diferença para Kris Meeke era já de 31 segundos, com Anders Mikkelsen ainda com capacidade de o apanhar, mas já estava a 56 segundos do comando. Ott Tanak, o quarto classificado e melhor dos Ford, tinha mais de minuto e meio de desvantagem sobre Mikkelsen e mais de dois minutos e meio sobre Ogier, e tinha o assédio de Dani Sordo e Hayden Paddon, respectivamente o quinto e sexto classificado nos seus Hyundai.
Elfyn Evans era o sétimo, não muito longe de Paddon - pouco mais de cinco segundos - mas já tinha um avanço de 50 segundos sobre Mads Ostberg, enquanto que a fechar o "top ten" estavam o francês Stephane Lefebvre e o polaco Robert Kubica.
O Rali de Gales termina amanhã.
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