O suiço Sebastien Buemi foi o grande vencedor da terceira corrida do campeonato da Formula E, em Punta del Este, que aconteceu esta tarde. Lucas di Grassi foi o segundo, com Jerôme D'Ambrosio a fechar o pódio, numa corrida que acabou com o acidente de Nelson Piquet Jr. O português António Félix da Costa voltou a ficar na zona dos pontos, no sexto posto.
Com uma grelha de partida reduzida a 17 carros após a Venturi dizer que o carro de Jacques Villeneuve era irrecuperável, Jerome D'Ambrosio era o grande beneficiado, por largar do primeiro lugar. Na partida, ele manteve o primeiro posto, com Sam Bird a passar Loic Duval, enquanto que Bruno Senna conseguiu passar António Felix da Costa para ficar com o oitavo posto no final da primeira volta.
Contudo, na terceira volta, Bruno Senna sofreu um furo e arrastou-se até às boxes para trocar o pneu... e foi a primeira troca de pneus da história da categoria! Na volta seguinte, Bueni conseguiu passar Duval para ficar com o terceiro posto e foi atrás de Bird, enquanto que D'Ambrosio começava a afastar-se do pelotão.
Nas voltas seguintes, Daniel Abt perdeu posições para Félix da Costa, enquanto que Lucas di Grassi pressionava Bird para ficar com o quarto posto, e o brasileiro conseguiu fazê-lo na volta 11, ao mesmo tempo que Nathanael Berthon fez um pião, mas recuperou logo a seguir. Na frente, Buemi apanhou D'Ambrosio e ficou com o primeiro posto. Na volta 12, a corrida de Bruno Senna foi de mal a pior quando bateu no muro, deixando a curva 17 com bandeiras amarelas. O brasileiro foi às boxes e trocou de carro.
Na frente, Di Grassi já pressionava Duval para ficar com o terceiro posto, mas não conseguia passar antes da troca de carros, que começou na volta 17. Na saída, o brasileiro conseguiu passar os carros da Dragon e ficou com o segundo posto. Mas nos metros seguintes, o carro de Sam Bird desligou-se... e foi de vez. Com isto, o resto do pelotão passou-o incluindo Félix da Costa, que agora era sexto. Pouco tempo depois, na volta 21, a pista ficou em "full course yellow" (bandeiras amarelas por toda a parte), que só saiu duas voltas depois.
Com o regresso da bandeira verde, uma volta depois, Di Grassi pressionou para a liderança de Buemi, com os Dragon juntos no terceiro e quarto posto, e Nicolas Prost a não andar muito longe deles. Atrás, Oliver Turvey parece que saiu das boxes demasiado cedo e foi penalizado com um "drive through", perdendo o seu oitavo posto que ia então.
Com o aproximar do final da corrida, Buemi conseguiu afastar-se de Di Grassi, com os Dragon de D'Ambrosio e Duval a lutar pelo terceiro posto, e as coisas pareciam ficar assim até ao final da corrida. Por essa altura, o interesse concentrava-se em Nelson Piquet Jr e Jean-Eric Vergne, que lutavam pelo oitavo posto. Na última volta, Vergne e Piquet lutavam pelo oitavo posto, que acabou com um toque entre os dois e em consequência, o brasileiro bateu no muro.
Mas isso não impediu que Sebastien Buemi vencesse a corrida de Punta del Este e ser o primeiro piloto a conseguir mais do que uma vitória nesta temporada, com Di Grassi no segundo posto e transformar este campeonato num duelo entre o suiço e o brasileiro. Jerome D'Ambrosio ficou com o lugar mais baixo do pódio, na frente de Duval, Prost e Félix da Costa.
No campeonato, Di Grassi lidera com 61 pontos, seguido por Buemi, com 60 pontos e D'Ambrosio, com 28. A Formula E volta em fevereiro com a corrida de Buenos Aires.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...