Tyler Alexander, um dos fundadores da McLaren, em 1965, morreu hoje aos 75 anos. Americano de Boston, trabalhou com Roger Penske e Timmy Mayer, foi fundador da McLaren e um dos braços-direitos de Bruce McLaren até à morte deste, em junho de 1970. Depois ajudou Teddy Mayer até à chegada de Ron Dennis, em 1980, altura em que saiu da equipa e foi trabalhar para a IndyCar, regressando com a Team Haas em 1986, ao lado de Mayer. Após isso, regressou à McLaren em 1989, como diretor de projetos especiais, até 2008, altura em que se reformou.
Ron Dennis, o lider da marca, prestou tributo ao fundador no site oficial: "Ao lado de Bruce McLaren, que fundou a empresa McLaren em 1963, Tyler Alexander foi um dos primeiros pilares da nossa empresa - trabalhando duro ao lado de Bruce desde os seus primeiros dias - e Bruce não poderia ter pedido um par resistente de ombros sobre a qual ajudou a construir a reputação da equipa", começou por afirmar.
A sua experiência e sua prática, juntamente com a sua atitude enérgica e otimista, completado pelo seu sentido de humor contagiante seco e satírico, fê-lo extremamente popular entre os funcionários, supervisionando os carros construidos nas oficinas da equipa, e gerindo equipas vencedoras na CanAm e nas 500 Milhas de Indianápolis, e trabalhando com alguns dos maiores pilotos e engenheiros da Fórmula 1.
Muito simplesmente, Tyler viveu e respirou McLaren - e, após sua reforma no final de 2008, durante o qual desempenhou um papel importante na obtenção do sucesso do campeonato do mundo para Lewis Hamilton, ele permaneceu um amigo muito amado e muito valorizado por muitos de nós, visitando regularmente nossa fábrica de Woking para conversar com os nossos amigos mais antigos e mais novos. Tyler era uma pessoa que você podia realmente confiar; nunca iria deixar você em baixo." continuou.
"Na verdade, Tyler foi um dos melhores da velha escola: Trabalhador, humilde e sábio, deixa-nos uma reputação e um legado que permanecerá indelével na história do automobilismo internacional", concluiu.
Nascido a 2 de setembro de 1940 em Boston, Alexander era aluno da Wentworth Institute of Technology quando conheceu Roger Penske, que o ajudou a construir chassis para as corridas da SCCA (Sports Car Championship of America). Pouco dpeois, ia trabalhar com John Meecom, um milionário texano, na construção e modificação de chassis, que conseguiu atrair em 1963 Teddy Mayer, que tinha uma equipa constituida pelo seu irmão mais novo, Timmy Mayer e Peter Revson, todos eles tinham se conhecido na Universidade de Cornell.
No outono desse ano, os Mayer e Revson foram para a Europa e convidaram Alexander para ir com eles no sentido de os ajudar na sua equipa na Formula Junior. Foi nessa altura que conheceram Bruce McLaren, que queria correr na Tasman Series, mas a Cooper não o deixava levar os seus chassis. Assim sendo, decidiu construir dois para a série, ainda ligado à Cooper, mas fundando a Bruce McLaren Motor Company, com Alexander e os Mayer na equipa.
Em 1964, Alexander ajuda a construir o Zerex Special, um ex-Cooper de Formula 1 modificado com um motor Chevrolet para as provas de GT. Ele foi buscá-lo da Florida e levou-o até Nova Iorque, embarcando-o para a Grã-Bretanha, chegando a tempo da corrida em Brands Hatch, batendo o Chaparral de Jim Hall. No ano seguinte, ajudou a construir o modelo M1A, e em 1966, começaram a correr na Formula 1 e na Can-Am, onde tiveram inegável sucesso, chegando ao ponto de em 1969 terem ganho todas as corridas e chamar à competição "The Bruce and Denny Show".
Quando Bruce morreu, a 2 de junho de 1970, durante um teste com um modelo M8D de Can-Am, Alexander, em conjunto com Teddy Mayer e Dennis Hulme, ajudaram a manter a equipa e a fazer com que vencesse o seu primeiro campeonato em 1974, com Emerson Fittipaldi ao volante. Nessa altura, Alexander era o chefe dos mecânicos e já estava envolvido com as operações da marca nos Estados Unidos, primeiro com a Can-Am, e depois, com a IndyCar, onde venceu as 500 Milhas de Indianápolis em 1972, com Mark Donohue. Dois anos depois, Johnny Rutherford fez o mesmo e em 1976, foi a vez de Tom Sneva. Pelo meio, conquistaram o título na USAC.
Em 1979, Alexander foi chamado à Europa para ajudar a equipa na Formula 1. Os bons dias tinham ido embora e não venciam desde o GP dos Estados Unidos de 1977, com James Hunt ao volante. No ano seguinte, Ron Dennis, diretor do Project Four - a instigação da Marlboro - adquiriu 50 por cento da equipa. Alexander - que tinha uma pequena parte da equipa - ficou até 1982, quando se foi embora e voltou para os Estados Unidos, trabalhando para a CART, na Mayer Motor Racing, dando nas vistas em 1984, quando Tom Sneva foi segundo classificado no campeonato.
Mayer depois voltou à Formula 1 na aventura de Carl Haas na categoria máxima do automobilismo, ao lado de Mayer e com pilotos como Alan Jones e Patrick Tambay. Contudo, no final de 1986, a Beatrice retirou o seu apoio e a equipa terminou. Depois trabalhou para a BMW antes de ser chamado por Ron Dennis em 1989 para trabalhar no departamento de projetos especiais da marca, ficando lá até 2008, trabalhado com pilotos como Ayrton Senna, Mika Hakkinen, David Coulthard, Kimi Raikkonen e Lewis Hamilton.
Após a sua reforma, contou a sua carreira através de dois livros. Primeiro, uma fotobiografia, que saiu em 2013, de seu nome "McLaren From the Inside" e dois anos depois, a sua própria biografia, "Tyler Alexander: A Life and Times with McLaren".
Um grande senhor, de uma grande equipa, de um tempo que muitos recordam com nostalgia. Ars lunga, vita brevis, Tyler.
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