Este fim de semana, o automobilismo nacional começa a mostrar as suas garras no circuito Vasco Sameiro, em Braga. E nos últimos anos, depois de acabar o PTCC, eles andaram com GT's e depois com protótipos, que foi esse o campeonato que durou até 2015. Contudo, em 2016, resolveram trocar de modelos de carros e aderir ao TCR, o Touring Car Racing internacional, que está a criar categorias continentais, internacionais e nacionais. Este ano, já contamos com séries em Espanha, Alemanha, Itália e Rússia, para não falar nas competições na Europa, Ásia e de futuro, na América Latina.
A competição, organizada pela Full Eventos, vai ter três categorias: a TCR, com carros regulamentados pela mesma competição, a TCC e a TCS. A primeira tem a ver com carros provenientes de troféus, como o Abarth 500 ou a Seat Leon Supercopa, e têm três sub-categorias, a 1,4: a 1,6 e a 2.0 A segunda, são carros provenientes de automóveis de série, uma espécie de Grupo N. O regulamento seguido é o que há em Itália e terá quatro categorias: 1,4, 1.6, 1.8 e 2.0.
Quanto às corridas, vai haver de dois tipos: a Sprint, que vai ter duas corridas de 25 minutos cada, após a realização de dois treinos livres de meia hora cada e dois treinos cronometrados de 15 minutos; e o Double Sprint, com quatro corridas de 20 minutos cada um, mantendo-se os treinos livres e os cronometrados.
Em relação aos candidatos, há três equipas com ambições de vitória: a Novadriver, a Speedy Motorsport e a Veloso Motorsport, todas elas veteranas no panorama nacional. Estas três equipas alinharão com duplas, e cada um terá um carro diferente: a Novadriver andará com um Volkswagen Golf, enquanto que as outras duas andarão de Seat Leon. O primeiro alinhará com o veterano Manuel Gião, ao lado do novato , enquanto que na Speedy, a mesma combinação juventude/experiência vai ser preenchida com Rafael Lobato e César Machado. Na Veloso, a dupla será constituída por Francisco Carvalho e Nuno Batista, estes dois bem veteranos nas pistas, já que competem desde meados dos anos 90.
“Queremos o título. Apostamos forte e seria uma desilusão não chegarmos ao final do ano na qualidade de campeões. Eu e o Nuno Batista, piloto que dispensa apresentações, vamos enfrentar este desafio com motivação máxima, contando com o apoio essencial da Veloso Motorsport, uma das mais prestigiadas e competentes equipas europeias”, disse Carvalho à Autosport portuguesa, por alturas da apresentação do seu novo projeto.
“Sempre quis montar e integrar um projeto capaz de vencer o CNV em termos absolutos e isso foi possível este ano. Sendo o Francisco Carvalho um dos melhores pilotos portugueses em carros de turismo, tê-lo como companheiro de equipa é excelente. Penso que temos reunidas as condições, para em conjunto com a Veloso Motorsport abordar todas as corridas com o objectivo de vencer e garantir o título”, comentou Nuno Batista.
Mas nem todos correrão em duplas. Um exemplo é o de José Rodrigues, que competirá sozinho com o Honda Civic TCR preparado pela JAS Motorsport, a mesma que prepara os Honda de WTCC. e terá entre outros o apoio... do Benfica. E mesmo a correr sozinho, a ambição é a mesma: vencer.
"A ambição será sempre vencer. Corrida a corrida terei os olhos postos na vitória. Se assim não fosse, não estaria no Nacional de Velocidade, que será dos mais fortes dos últimos anos", comentou.
"A ambição será sempre vencer. Corrida a corrida terei os olhos postos na vitória. Se assim não fosse, não estaria no Nacional de Velocidade, que será dos mais fortes dos últimos anos", comentou.
Eis o calendário completo do Campeonato Nacional de Velocidade de 2016:
14/15 Maio - Circuito Vasco Sameiro (Braga)
26 Junho - Circuito de Vila Real
9/10 Julho - Autódromo Internacional do Algarve (Portimão)
6 Novembro - Circuito de Jerez
26/27Novembro - Autódromo do Estoril (a confirmar)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...