Kajetan Kajetanowicz é o primeiro líder do Rali dos Açores, completos que estão agora as quatro primeiras especiais desta prova, nesta quinta-feira à tarde na ilha de São Miguel. O piloto do Ford Fiesta R5 tem uma vantagem de um segundo exato sobre o letão Ralfs Sirmacis, num Skoda Fabia R5, e de 3,7 segundos sobre o outro Ford Fiesta R5 do bielorrusso Alexey Lukyanuk. Ricardo Moura é o quarto, a 10,2 segundos de desvantagem sobre o polaco, e é o melhor em termos de campeonato nacional, porque José Pedro Fontes, o atual líder, teve problemas de motor no seu Citroen DS3 R5 e atrasou-se, beneficiando o veterano Fernando Peres, que é sétimo da geral e segundo nos portugueses.
Depois de terem feito a "qualifying stage", onde o melhor foi Lukyanuk, com uma diferença de 0,7 segundos sobre Kajetanowicz, 2,5 segundos sobre Simracis e 5,7 segundos sobre Ricardo Moura, começou o rali com a especial de Batalha, com sete quilómetros de extensão. O polaco da Ford acabou por ser melhor, 0,2 segundos de vantagem sobre Ricardo Moura e 1,1 segundos sobre Simracis. Fernando Peres surpreendeu tudo e todos ao ser quarto, a 3,2 segundos de Lukyanuk, mostrando toda a sua veterania para andar entre os da frente. “Sete anos sem fazer o rali, estou ainda a recordar os troços e a entrar no ritmo", contou o piloto de 50 anos.
Já José Pedro Fontes estava com problemas no seu motor, e acabou com uma desvantagem de 11,9 segundos. Pior estava Alexsey Lukyanuk, que danificara um braço da suspensão, perdendo 13,3 segundos na especial.
Na segunda especial, a chamada Soluções M, Ricardo Moura foi o melhor e alcançou a liderança do rali, conseguindo então uma vantagem de 2,1 segundos de vantagem sobre Simracis. Kajetan Kajetanowicz tinha caído para o terceiro posto, a 5,9 segundos. Fernando Peres foi o sexto na especial e manteve então o quarto posto da geral, enquanto que José Pedro Fontes perdeu novamente tempo significativo, com um problema no motor do DS3 R5. que não tem potência nas rotações mais altas: “Vou tentar chegar ao final do dia de hoje e reparar o problema”, comentou depois.
Na terceira especial, a primeira passagem por Vila Franca de São Brás, a chuva começou a fazer alguns estragos, aproveitado por Kajetanowicz para ficar com a liderança, apesar de o vencedor ter sido Lukyanuk, que subiu para o quarto posto. O polaco da Ford agora liderava com uma vantagem de 5,5 segundos sobre Moura, e 7,2 segundos sobre o piloto letão da Skoda.
Na última especial do dia, a primeira passagem pela super-especial de Grupo Marques, Simracis foi o melhor, com Moura a perder mais de onze segundos por causa da superficie enlameada, acabando na 14ª posição da geral, e caindo para o quarto lugar, embora a 10,2 segundos da liderança. Em termos de CNR, depois de Peres, Pedro Meireles é o oitavo da geral e terceiro no CNR, a 36 segundos do primeiro, seguido por José Barros, o quarto dos nacionais e o nono da geral. Luis Rego fecha o "top ten" e é o segundo melhor açoriano, a bordo de um Ford Fiesta R5.
Amanhã, o Rali dos Açores cumprirá mais seis especiais.
Depois de terem feito a "qualifying stage", onde o melhor foi Lukyanuk, com uma diferença de 0,7 segundos sobre Kajetanowicz, 2,5 segundos sobre Simracis e 5,7 segundos sobre Ricardo Moura, começou o rali com a especial de Batalha, com sete quilómetros de extensão. O polaco da Ford acabou por ser melhor, 0,2 segundos de vantagem sobre Ricardo Moura e 1,1 segundos sobre Simracis. Fernando Peres surpreendeu tudo e todos ao ser quarto, a 3,2 segundos de Lukyanuk, mostrando toda a sua veterania para andar entre os da frente. “Sete anos sem fazer o rali, estou ainda a recordar os troços e a entrar no ritmo", contou o piloto de 50 anos.
Já José Pedro Fontes estava com problemas no seu motor, e acabou com uma desvantagem de 11,9 segundos. Pior estava Alexsey Lukyanuk, que danificara um braço da suspensão, perdendo 13,3 segundos na especial.
Na segunda especial, a chamada Soluções M, Ricardo Moura foi o melhor e alcançou a liderança do rali, conseguindo então uma vantagem de 2,1 segundos de vantagem sobre Simracis. Kajetan Kajetanowicz tinha caído para o terceiro posto, a 5,9 segundos. Fernando Peres foi o sexto na especial e manteve então o quarto posto da geral, enquanto que José Pedro Fontes perdeu novamente tempo significativo, com um problema no motor do DS3 R5. que não tem potência nas rotações mais altas: “Vou tentar chegar ao final do dia de hoje e reparar o problema”, comentou depois.
Na terceira especial, a primeira passagem por Vila Franca de São Brás, a chuva começou a fazer alguns estragos, aproveitado por Kajetanowicz para ficar com a liderança, apesar de o vencedor ter sido Lukyanuk, que subiu para o quarto posto. O polaco da Ford agora liderava com uma vantagem de 5,5 segundos sobre Moura, e 7,2 segundos sobre o piloto letão da Skoda.
Na última especial do dia, a primeira passagem pela super-especial de Grupo Marques, Simracis foi o melhor, com Moura a perder mais de onze segundos por causa da superficie enlameada, acabando na 14ª posição da geral, e caindo para o quarto lugar, embora a 10,2 segundos da liderança. Em termos de CNR, depois de Peres, Pedro Meireles é o oitavo da geral e terceiro no CNR, a 36 segundos do primeiro, seguido por José Barros, o quarto dos nacionais e o nono da geral. Luis Rego fecha o "top ten" e é o segundo melhor açoriano, a bordo de um Ford Fiesta R5.
Amanhã, o Rali dos Açores cumprirá mais seis especiais.
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Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...