O primeiro dia do Rali da Polónia demonstrou ser dos mais disputados até ao momento no campeonato deste ano, com o estónio Ott Tanak a ser o mais veloz de todos, conseguindo uma vantagem de... dois segundos sobre o Volkswagen de Anders Mikkelsen, após a conclusão das nove especiais de classificação do rali polaco. O neozelandês Hayden Paddon está a 7,5 segundos dos líderes, quando a diferença entre o primeiro e o oitavo classificado, o francês Eric Camili, é de meros... 56 segundos.
Mas o filme do primeiro dia deste Rali da Polónia começou no final do dia anterior, quando Thierry Neuville, fresco da sua vitória na Sardenha, foi o melhor na primeira especial, em Mikolaj Arena, com 0,2 segundos de vantagem sobre Anders Mikkelsen, com Sebastien Ogier a ser o quarto, a 0,4 segundos. Pelo meio, estava Ott Tanak, que tinha sido o terceiro, a 0,3.
Pela frente, as nove classificativas que tinham pela frente, iriam mostrar o melhor dos pilotos e das suas máquinas. Hayden Paddon foi o primeiro vencedor do dia, em Chmielewo. Mas o líder era Ott Tanak, que tinha sido o segundo na especial, por meros 0,6 segundos. No final dessa especial, o neozelandês da Hyundai confessou estar “muito satisfeito com a condução mas é pena que os organizadores tenha colocado troncos e outras coisas já depois dos reconhecimentos que nos impeçam de cortar as curvas”, afirmou. Anders Mikkelsen era o terceiro na especial, e ficou com o terceiro posto.
A partir daqui, Mikkelsen passou ao ataque e na primeira passagem por Wizkecki, conseguiu ser o melhor, a 3,9 segundos de Tanak e a ficar no comando. Mas não sem sustos por parte do norueguês: “Tentámos cortar em todos os sítios possível. Encontrámos uma pedra grande a meio da estrada. Fiquei preocupado mas procurei bater-lhe com a parte do meio do carro. Parece que está tudo bem”, afirmou. Por esta altura, Mikkelsen tinha 3,6 segundos de vantagem sobre Tanak e quatro segundos sobre Paddon. Ogier era quarto, na frente de Latvala e Neuvulle.
Depois, apareceu a chuva, mas não alterou muito as condições da superfície. Ott Tanak aproveitou para atacar a liderança, ganhando 1,3 segundos a Mikkelsen, mas o norueguês manteve e a liderança. Jari-Matti Latvala sofreu um furo e atrasou-se um pouco, mas manteve o sexto posto.
Pela tarde, Tanak voltou ao ataque, e na oitava especial, o estónio conseguiu o que queria, conseguindo bater Mikkelsen por 3,5 segundos. “Dei o máximo. É um sítio complicado por causa dos regos, mas correu tudo bem. Não há tempo para levantar pé quando temos pressa”, disse o estónio. Para Mikkelsen, que teve problemas de subviragem no Polo WRC nas duas classificativas anteriores, também estava satisfeito. “Podia ter andado um pouco mais depressa, mas não foi um mau troço”, disse ainda antes de saber o tempo de Tanak.
Hayden Paddon atrasou-se e agora está a 9,4 segundos do líder. “Os troços da tarde não são bons para nós. O equilíbrio do carro não é o melhor. Sei o que fazer para mudar, mas agora é seguir e limitar as perdas”, afirmou o piloto da Hyundai.
Contudo, quando chegou à assistência, os mecânicos da marca coreana mexeram no carro e este reagiu na estrada, conseguindo bater Mikkelsen por 0,7 segundos e Ogier por 1,8 segundos. Ott Tanak foi o quarto, a 1,9 segundos. Com isto, Paddon manteve o terceiro lugar da geral, mas bem mais perto dos líderes, continuando a manter a ilusão de que nada estava decidido.
O dia fechou-se na segunda passagem por Mikolaj Arena, onde Tanak e Ogier empataram em termos de tempo, mas o estónio manteve a liderança, dando esperanças de algo melhor. “Se as coisas continuarem assim, não sei porque não hei-de poder lutar pela vitória”, afirmou. Tanak tinha conseguido bater Mikkelsen e Paddon, com o neozelandês a atrasar-se um pouco, pois está a 10,2 segundos de Tanak. Sebastien Ogier era o quarto, na frente de Thierry Neuville e Jari-Matti Latvala, num dia em que o finlandês admitiu que tinha sido "dificil. Ele agora tem 36 segundos de atrasao para Tanak.
Stephane Lefebvre era o sétimo, a 39,4 segundos, na frente de Craig Breen, a 41 segundos. Eric Camili era o nono, a 58,6 segundos e Mads Ostberg fechava o "top ten", a um minuto e seis segundos.
O rali da Polónia continua amanhã.
Pela frente, as nove classificativas que tinham pela frente, iriam mostrar o melhor dos pilotos e das suas máquinas. Hayden Paddon foi o primeiro vencedor do dia, em Chmielewo. Mas o líder era Ott Tanak, que tinha sido o segundo na especial, por meros 0,6 segundos. No final dessa especial, o neozelandês da Hyundai confessou estar “muito satisfeito com a condução mas é pena que os organizadores tenha colocado troncos e outras coisas já depois dos reconhecimentos que nos impeçam de cortar as curvas”, afirmou. Anders Mikkelsen era o terceiro na especial, e ficou com o terceiro posto.
A partir daqui, Mikkelsen passou ao ataque e na primeira passagem por Wizkecki, conseguiu ser o melhor, a 3,9 segundos de Tanak e a ficar no comando. Mas não sem sustos por parte do norueguês: “Tentámos cortar em todos os sítios possível. Encontrámos uma pedra grande a meio da estrada. Fiquei preocupado mas procurei bater-lhe com a parte do meio do carro. Parece que está tudo bem”, afirmou. Por esta altura, Mikkelsen tinha 3,6 segundos de vantagem sobre Tanak e quatro segundos sobre Paddon. Ogier era quarto, na frente de Latvala e Neuvulle.
Depois, apareceu a chuva, mas não alterou muito as condições da superfície. Ott Tanak aproveitou para atacar a liderança, ganhando 1,3 segundos a Mikkelsen, mas o norueguês manteve e a liderança. Jari-Matti Latvala sofreu um furo e atrasou-se um pouco, mas manteve o sexto posto.
Pela tarde, Tanak voltou ao ataque, e na oitava especial, o estónio conseguiu o que queria, conseguindo bater Mikkelsen por 3,5 segundos. “Dei o máximo. É um sítio complicado por causa dos regos, mas correu tudo bem. Não há tempo para levantar pé quando temos pressa”, disse o estónio. Para Mikkelsen, que teve problemas de subviragem no Polo WRC nas duas classificativas anteriores, também estava satisfeito. “Podia ter andado um pouco mais depressa, mas não foi um mau troço”, disse ainda antes de saber o tempo de Tanak.
Hayden Paddon atrasou-se e agora está a 9,4 segundos do líder. “Os troços da tarde não são bons para nós. O equilíbrio do carro não é o melhor. Sei o que fazer para mudar, mas agora é seguir e limitar as perdas”, afirmou o piloto da Hyundai.
Contudo, quando chegou à assistência, os mecânicos da marca coreana mexeram no carro e este reagiu na estrada, conseguindo bater Mikkelsen por 0,7 segundos e Ogier por 1,8 segundos. Ott Tanak foi o quarto, a 1,9 segundos. Com isto, Paddon manteve o terceiro lugar da geral, mas bem mais perto dos líderes, continuando a manter a ilusão de que nada estava decidido.
O dia fechou-se na segunda passagem por Mikolaj Arena, onde Tanak e Ogier empataram em termos de tempo, mas o estónio manteve a liderança, dando esperanças de algo melhor. “Se as coisas continuarem assim, não sei porque não hei-de poder lutar pela vitória”, afirmou. Tanak tinha conseguido bater Mikkelsen e Paddon, com o neozelandês a atrasar-se um pouco, pois está a 10,2 segundos de Tanak. Sebastien Ogier era o quarto, na frente de Thierry Neuville e Jari-Matti Latvala, num dia em que o finlandês admitiu que tinha sido "dificil. Ele agora tem 36 segundos de atrasao para Tanak.
Stephane Lefebvre era o sétimo, a 39,4 segundos, na frente de Craig Breen, a 41 segundos. Eric Camili era o nono, a 58,6 segundos e Mads Ostberg fechava o "top ten", a um minuto e seis segundos.
O rali da Polónia continua amanhã.
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