Nicolas Prost foi o poleman na primeira corrida da Formula E este fim de semana, no parque Battersea, em Londres. O filho de Alain Prost, no seu e.dams bateu Bruno Senna na pole-position, numa qualificação marcada pela chuva e pelos inúmeros acidentes. Sebastien Buemi foi apenas 11º, com Lucas di Grassi a ficar um pouco pior, na 14ª posição. António Félix da Costa foi prejudicado pela chuva e largará da 16ª posição da grelha, terceiro a contar do fim.
O sorteio dos grupos para a qualificação mostrou uma coisa interessante, ao juntar os candidatos ao título no terceiro grupo, enquanto que no primeiro, já viamos Nicolas Prost a entrar, ele que era sempre um bom candidato a estar nas primeiras posições da grelha. O filho de Alain Prost fez 1.23,247, e o primeiro a reagir foi Jean-Eric Vergne, mas o francês bateu forte no muro, causando bandeiras vermelhas na sessão, e prejudicando os tempos de Robin Frijns e Ma Qinghua. Com o carro retirado, ambos marcaram tempos, mas não o suficiente para tentar a sua sorte para a superpole. Aliás, o piloto da Andretti ainda teve tempo para ver um esquilo a passear na pista, mas não houve perigo iminente.
Quando os carros do Grupo 2 sairam à pista - Bruno Senna, Oliver Turvey, Simona de Silvestro e Stéphane Sarrazin - há havia avisos de chuva iminente. Todos sairam para a pista de imediato, com Turvey na frente de Bruno Senna. O brasileiro fez um bom tempo, mas Stephane Sarrazin viu escorregar o seu carro e bater no muro, causando nova situação de bandeiras vermelhas. E enquanto isso acontecia, a chuva caía, prolongando essa bandeira vermelha. Quando parou, e a pista começou a secar, Simona foi para a pista, mas não evitou um pião, ficando com o último posto.
O Grupo 3, o que tinha todos os candidatos ao título, iriam ver as suas hipóteses diminuídas graças à chuva. Sébastien Buemi, Lucas Di Grassi, Loïc Duval, Jérôme D’Ambrosio e António Félix da Costa não iriam ter muitas chances em relação aos pilotos que tinham entrado para a pista minutos antes, e que tinham beneficiado do piso seco. Loic Duval fez o sétimo melhor tempo, enquanto que Lucas di Grassi conseguiu fazer um tempo três lugares mais acima do piloto suíço, enquanto que Félix da Costa foi o pior do grupo, ficando mesmo na cauda do pelotão.
No grupo final, Mike Conway também bateu no muro, enquanto que Nelson Piquet Jr. ficou retido nas boxes, não conseguindo marcar tempo e sendo obrigado a largar da ultima fila da grelha. Daniel Abt foi o sétimo melhor tempo, na frente de Nick Heidfeld.
Para a Superpole, os melhores foram os que conseguiram correr nos dois primeiros grupos, como Prost, Senna, Vergne, Frijns e Turvey. Sem Vergne na pista, porque o carro estava a ser reparado, a luta estava reduzida a quatro. A volta do holandês não foi grande coisa, e parecia que não iria sair do quarto posto, o que até era muito bom, dadas as circunstâncias.
Oliver Turvey foi um pouco melhor, mas pior do que Senna e Prost. e de repente, esses dois nomes brigavam por uma pole-position, algo que soou a nostalgia para muitos "petrolheads", mas o piloto da e-dams conseguiu ser melhor do que o da Mahindra, fazendo a sua primeira pole do ano, com um tempo 722 centésimos mais veloz do que o brasileiro. E atrairia mais atenção para a corrida que vai acontecer mais tarde, no parque Battersea.
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